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22/05/2022

Educação

Educação municipal realiza avaliação de fluência em leitura para alunos do ensino fundamental

A Secretaria Municipal de Educação, realizou a avaliação de fluência em leitura para os alunos do 2º ano do ensino fundamental, em toda rede municipal de educação, por meio do programa Alfabetiza Mais MT do Governo do Estado. A avaliação tem como objetivo subsidiar o trabalho pedagógico, a partir dos dados levantados da realidade leitora de cada criança, para contribuir com as práticas pedagógicas focadas nas necessidades dos estudantes.

O aluno realiza a leitura de um texto narrativo e perguntas sobre compreensão de texto, frases e de um conjunto de palavras. Enquanto ele faz a leitura, o avaliador marca o tempo da leitura e os erros cometidos.   O desempenho é analisado e subsidia a construção e classificação por perfis leitores como: não leitor, leitor de sílabas, leitor de palavras, leitor de frases, leitor de texto sem fluência e leitor de texto com fluência.

Segundo a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, com o impacto da pandemia, veio o ensino remoto, o que prejudicou o desenvolvimento da leitura dos alunos, por isso a importância da aplicação da avaliação de fluência, para que assim seja feita a intervenção pedagógica necessária em 2022.

“Essa avaliação, busca aferir a fluência em leitura, o que significa avaliar o processo de alfabetização através da velocidade, precisão e clareza na leitura e entonação das palavras, frases e textos lidos, entendendo que a fluidez no ato de decodificar palavras e símbolos sinaliza uma melhor compreensão do texto e da internalização de seu conteúdo”, finaliza a gestora.

Para a diretora da Escola de Ensino Fundamental (EMEB) Lizamara Aparecida Oliva de Almeida, Célia Marcari Caetano, uma das unidades que realizou a avaliação de fluência em leitura, destacou a importância da ação. “Após a realização da avaliação feita na escola, tivemos a iniciativa de convidar os familiares dos alunos para apresentarmos os resultados da avaliação, pois sabemos da importância que a família tem nesse processo de aprendizagem. Sendo assim, resolvemos convidar os pais para um roda de conversa e assim, apresentarmos uma estratégia de ensino com a colaboração da família”, pontou a diretora.

Durante a realização, a escola têm acesso a uma plataforma de monitoramento na qual são registradas todas as informações da avaliação. Vale ressaltar que os estudantes já realizaram a avaliação diagnóstica de conhecimento e escrita. Ao final, os resultados são divulgados por unidade escolar e socializados junto à rede municipal, realizando discussões e planejamentos pedagógicos a partir das análises dos dados coletados com a participação da família.

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