Connect with us

Hi, what are you looking for?

04/07/2022

Saúde

Programa leva orientações sobre cuidados com a saúde em escolas de Sinop

Foto Secom PMS

Está oficialmente aberto o cronograma de trabalho do Programa Saúde na Escola (PSE), que no decorrer deste ano, levará aos estudantes da educação básica de 32 instituições de ensino da rede pública, pelo menos 13 ações ligadas à saúde. O lançamento oficial do programa foi realizado, nesta manhã, em evento promovido na escola municipal de educação básica José Reinaldo de Oliveira, no bairro Menino Jesus, que atualmente conta com 315 estudantes.

No evento, os alunos puderam conhecer parte dos temas que serão trabalhados, como cuidados contra Covid-19, importância de manter o cartão de vacinas atualizado; combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue; cuidados com a saúde bucal; segurança no trânsito, além de outros.  Os pequenos também aproveitaram para tirar foto com os convidados especiais: A Maria e o Zé Gotinha, a doutora Marquinha, que combate a Hanseníase; o Leão Daren, do Proerd. O mosquito da dengue também esteve por lá, mas não foi muito bem recebido.

O PSE é desenvolvido a partir da parceria entre as secretarias de Saúde, Educação e, também, Trânsito e Transporte Urbano, além de contar com mais apoiadores, como a Polícia Militar. Representando o prefeito Roberto Dorner, a secretária de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon, destacou a importância deste trabalho conjunto na multiplicação de informações e no alcance dos resultados. “Um trabalho como esse, que vem através das parcerias entre as secretarias, ele fortalece muito, faz com que a gente multiplique isso e que o objetivo seja alcançado”, disse.

O Programa Saúde na Escola, instituído pelo Governo Federal em 2007, é uma estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde, voltadas para os estudantes da educação básica pública brasileira.

A secretária de Saúde, Daniela Galhardo, lembra que em Sinop o PSE já é desenvolvido há algum tempo e, que no ano passado, apresentou resultados positivos.  “O programa Saúde na Escola existe há alguns anos. No ano de 2021, nós estávamos nas escolas para promover a saúde, para promover o desenvolvimento das crianças para que elas cresçam entendendo um pouco sobre saúde. Então, nossa equipe estará indo nas escolas para promover essa educação continuada junto com as crianças”, disse.

Das 32 escolas pactuadas para receber as ações do programa, 30 são da rede municipal e, 2, da estadual. “Esses 13 temas serão abordados durante o ano. Nós temos ações como da dengue, do trânsito e outros temas que estão em conjunto e que vão ser abordados em forma de projetos, palestras, teatros, que serão desenvolvidos pelos parceiros e pelos profissionais da área da saúde”, detalhou Cristiane Pereira, gestora do PSE na educação.

Já representado a Saúde, a gestora Lucélia Rosa reforçou o objetivo do programa. “Qual o intuito de tudo isso? Promover, então, a orientação das crianças sobre saúde dentro das escolas, pensando que no futuro isso sirva que eles possam ter um conhecimento, um entendimento diferenciado”, disse.

A solenidade de lançamento do programa contou, além da participação dos estudantes, com a presença dos servidores municipais das pastas envolvidas, de membros do Legislativo Municipal e imprensa.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias Relacionadas

Economia

O sétimo mês do ano não é marcado por alguma data especial, mas é um mês bom para vendas. Mais da metade do ano...

Saúde

A Secretaria de Saúde de Sinop segue ofertando, aos sábados, todas as vacinas de rotina previstas no Plano Nacional de Imunização, vacinas contra Covid-19...

Política

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos), esteve acompanhando, hoje pela manhã, a agenda do governador Mauro Mendes, em Sorriso, para assinaturas de convênios e autorizações...

Política

O prazo estipulado pelo Poder Público para regularização do comércio ambulante em Sinop, deve terminar nessa semana, no fim do mês de junho, como...

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação