Connect with us

Hi, what are you looking for?

29/06/2022

Política

“TESTOSTERONA ALTA” Câmara abre processo que pode cassar vereador por ameaça a colega em Lucas

A Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde (329 km de Cuiabá) abriu processo para investigar o vereador Marcos Paulista (PTB) pela suspeia de quebra de decoro parlamentar após se referir a vereadora Ideiva Foletto (Cidadania) de “hiena”, “oportunista” e “ladra de ideias” durante uma discussão numa sessão plenária.

A comissão responsável em conduzir as investigações é composta pelos vereadores Gilson Fermino de Souza, o “Urso” (DC), Márcio Albieri (PSD) e Ademilson Pereira, o Zinho (PP). O prazo para investigação é de 90 dias. Se a comissão concluir por infração ética, a punição varia de uma simples advertência por escrito até a cassação do mandato.

O relatório final da comissão que pode requerer o arquivamento ou punição deve, obrigatoriamente, ser remetido ao plenário para votação.

“Acho que toda a transparência e direito a defesa devem ser dados. Essa comissão passa a se reunir com toda a assessoria jurídica da câmara para dar andamento nesse processo, ver se houve quebra de decoro ou não. Não é o presidente que decide por isso, a gente fez com a máxima transparência essa votação e essas pessoas vão avaliar”, disse o presidente da câmara Daltro Figur (Cidadania).
Figur ainda assegurou que não haverá interferência nos trabalhos e defendeu a independência da investigação. “Que seja o mais transparente possível, se houver condenação em nenhum momento de minha parte como presidente da câmara eu vou interferir na decisão, vou deixar eles trabalharem muito bem a vontade, e que seja avaliado dentro de um direito de ampla defesa também”. “Como representantes públicos temos que saber o que falamos e cada um responde por aquilo que fala. É um momento importante, não pensei nunca na câmara em chegar nesse ponto de ter que estar abrindo um inquérito nesse nível, mas faz parte, temos que estar preparados”.

Toda a polêmica envolvendo os parlamentares ocorreu na sessão do dia 12 destte mês. Dois dias depois, a vereadora Ideiva Foletto registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil contra o vereador Marcos Paulista. A parlamentar narrou a Polícia Civil que foi agredida verbalmente sentiu-se ameaçada, quando o colega de plenário afirmou que a vereadora iria “aprender a lidar com testosterona avançada”.

Na denúncia lida na Câmara Municipal, foram registrados atos de repúdio emitidos por diversas entidades em apoio à vereadora e contra Paulista. Os manifestos são do partido Cidadania, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Associação dos Contadores de Lucas do Rio Verde.

O prefeito Miguel Vaz (Cidadania) também se solidarizou com a parlamentar. “Não se trata somente de falta de respeito à mulher, é falta de respeito ao ser humano. A câmara de vereadores é lugar de debates de projetos que visam o bem da sociedade e não de violência”, disse o gestor.

Rafael Costa

Folahamax

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias Relacionadas

Polícia

Duas armas de fogo foram apreendidas pela Polícia Civil nesta terça-feira (28), em Lucas do Rio Verde, durante cumprimento de mandado judicial em uma...

Polícia

Dois suspeitos de transportar defensivos agrícolas de aplicação proibida no país foram presos em flagrante pela Polícia Civil, nesta terça-feira (21.06), em Lucas do Rio...

Geral

O acidente foi registrado na noite desta segunda-feira (06) envolvendo uma caminhão e uma Van com vários passageiros na MT 449 entre as cidade...

Jogo Bruto

Uma fonte muito confiável me garantiu que um ex-presidente da Câmara de Sinop vai voltar a sentar no Legislativo. E as articulações estão avançadas....

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação