Foi realizada na sexta-feira (18) , a reunião de mobilização com a população e lideranças do bairro Jardim do Ouro, para apresentação do projeto de Regularização Fundiária e das equipes de cadastramento social e topografia. O trabalho faz parte do programa regularização fundiária urbana de interesse social (Reurb), que será executado pela empresa Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN). Chamado de “Escritura na Mão”, o programa beneficiará, somados todos os bairros atendidos, aproximadamente 2 mil famílias, sendo mil na área urbana e mil na área rural.
“Esse projeto é um sonho antigo, não só do Jardim do Ouro, como tantos outros que estão necessitando. Demos início a esse bairro e já começamos o trabalho, que está bem adiantado, e em pouco tempo os moradores já vão estar com documentos em mãos. Esse documento garante mais segurança jurídica, valorização da propriedade, tudo vem de encontro com essa regularização, que dá um amparo legal para o dia que a pessoa quiser vender ou comprar esses imóveis”, disse o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, durante a reunião com os moradores.
Para Richard Brandão, Arquiteto e Urbanista da Funcern, “vamos dar início a coleta de dados de georeferenciamento, pegar a topografia e área quadrada de cada lote. Na próxima semana já começam com as entrevistas nas casas com os moradores para o cadastro social, com todas as informações necessárias para cadastrar junto aos projetos. Dessa forma, iremos dar sequência com a prefeitura e cartório para retirada das matriculas dos imóveis”, explicou.
O bairro foi selecionado para ser beneficiado com a escritura dos terrenos, de forma gratuita. No entanto, os trabalhos também já devem iniciar nas Chácaras Planalto, Maria Carolina I e II e Chácaras de Lazer São Cristóvão I e II. Os colaboradores da FUNCERN, que estão fazendo o trabalho de campo visitando as residências dos bairros selecionados, estão usando uniforme (camiseta com o nome do projeto “Escritura na Mão”) e crachá de identificação. Uma cartilha explicativa, também, será entregue ao morador.