Depois de seis meses de investigações, os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que averiguou o transporte público de Sinop chegaram ao fim. O prefeito Roberto Dorner recebeu das mãos dos vereadores Moisés do Jardim do Ouro (PL), presidente da CPI, Dilmair Callegaro (PSDB), relator, e Celsinho do Sopão (Republicanos), membro, os apontamentos feitos pela comissão. A entrega do relatório final, aconteceu nessa quinta-feira (3), no gabinete do gestor.
Ônibus sucateados, falta de pontos, linhas, horários e de uma plataforma moderna de informações sobre o transporte, foram alguns dos problemas encontrados pela comissão. O presidente da CPI disse ao prefeito que cabe ao Executivo tomas as decisões para que a população não seja mais prejudicada pela precariedade dos serviços de transporte.
“Foi um trabalho árduo onde, ouvimos usuários, andamos de ônibus, percorremos linhas, em fim, fizemos um apanhado geral sobre o transporte público e todas as informações que a Prefeitura precisa para tomar as providências necessárias estão aqui (no relatório)”, ressaltou Moisés. “Agora cabe ao Executivo decidir o quer fazer, está nas mãos do prefeito, pois do jeito que o serviço de transporte público está, não tem mais condições de continuar. Se for necessário, sugerimos até o rompimento do contrato e a realização de uma nova licitação”, apontou.
Roberto Dorner aprovou o trabalho da CPI e lembrou que “esse papel (dos vereadores) de fiscalizar, investigar, ir atrás, é de suma importância, pois dá suporte para que o município tome as medidas cabíveis”. “Vamos tomar as providências que precisam ser tomadas. Contratar uma empresa que avalie todo o serviço oferecido até aqui para saber o que está certo e errado, pois a população não pode ser prejudicada”, antecipou sem precisar uma data de quando os trabalhos serão concluídos.
Antes de entregar ao município o relatório final, Callegaro apresentou aos vereadores e fez a leitura durante a sessão de quarta-feira (02). Além do município, Ministério Público (MP) e Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Sinop (AGER) também receberão uma cópia do relatório.