Connect with us

Hi, what are you looking for?

04/07/2022

Saúde

Envelhecer de maneira harmônica é o segredo do bem – estar

¨Saber envelhecer é uma arte…isto eu sei…modéstia à parte¨, cantava Adorinan Barbosa.

Por: Dra. Erlice Vuaden

Juventude eterna é uma das coisas mais almejadas pela humanidade desde seus primórdios, porque manter-se jovem tem um significado intrínseco de estar mais longe do envelhecimento, que nos aproxima da morte.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o envelhecimento ocorre em decorrência do enfraquecimento dos órgãos e das vísceras (Zang Fu), provocado por desequilíbrios orgânicos causados por mudanças climáticas ou emocionais, e por conseqüência, geram o enfraquecimento muscular com a perda de tônus, reabsorção óssea pelo desequilíbrio dos rins, dando origem as rugas, manchas e lesões de pele, perda de iço, flacidez e queda capilar.

Todas as referências que construíram a filosofia chinesa se originaram na observação da natureza que espelha sua perfeição na conhecida “proporção áurea” representada equacionalmente pela sequência de Fibonacci. A proporção áurea está presente em tudo, desde os tempos antigos como Paternon, passando pelo favo de abelhas, pela magnificência de um girassol ou pelas curvas do caracol, devidamente plagiada pela cóclea da orelha interna.

Podemos dizer então que a beleza está contida na harmonia e no equilíbrio das proporções, que mesmo não saltando aos olhos são o que de fato nos dão a sensação de bem estar e de conexão com o que há de bom em nós internamente. Desta forma, a manutenção e a recuperação destas proporções são importantes para além de simplesmente manter a beleza, mas com o resgate da autoestima e do amor próprio, que pode ser imperceptível à visão e somente podem ser vistos com o coração, conforme ensina Saint Exupéry em Le Petit Prince, o PEQUENO PRINCEPE: o essencial é invisível aos olhos.

O objetivo primordial de unir as medicinas oriental e ocidental é trazer a tona esta abordagem mais holística também para a beleza. É por meio desta sinergia entre as medicinas que o profissional pode ir muito além, desbloqueando o potencial pleno dos seus pacientes. Não somente transformando faces e dentes, como também mudando o destino dos que passaram por seus cuidados, fazendo de fato a diferença na vida das pessoas que suas mãos tocaram. Porque todos os dias, temos a oportunidade de sermos alquimistas de pessoas, fazendo com que cada um se sinta melhor, tanto por fora quanto por dentro, isso é olhar com o coração.

Despertar o que há de melhor nas pessoas, esta é nossa missão, afinal na maioria das vezes elas são mais bonitas do que imaginam ser. É importante promover a beleza real que há na individualidade de cada um, a beleza de ser único liberta. Vamos dizer não aos padrões de beleza que aprisionam e engessam, tentando fazer com que todos se encaixem em modelos padronizados e inatingíveis.

Todos somos únicos, e a beleza também e no final das contas é simplesmente olhar no fundo dos olhos, que são o espelho da alma e descobrir o que falta para despertar o Rei ou a Rainha “Nefertite” que existe dentro de cada um, só esperando ser descoberto, mas que para tanto necessitam de um palácio harmonioso construído. E este palácio ou templo, consiste em um corpo, uma mente e uma alma em perfeito equilibrio.

Por: Dra Erlice Vuaden, Cirurgiã-dentista, especialista em dentística e Harmonização Orofacial.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação