Jogo Bruto

Não a terceirização

A terceirização de alguns serviços públicos já foi provado que não da certo, e olha que sou de direita e conservador.

Defendo o estado mínimo e acredito que muitos serviços não tem que ser terceirizados, mas privatizados.

Só que estado mínimo não inclui saúde, educação, segurança e tributação. Neste caso é dever do estado quer seja ele na esfera municipal, estadual ou federal, prestar estes serviços e manter a qualidade a um custo cada vez menor para o pagador de imposto.

A Prefeitura Municipal de Sinop, através da Secretaria de Saúde, quer terceirizar o laboratório municipal, um ato que se feito será um desserviço a sociedade e principalmente aumentando consideravelmente os custos da saúde e diminuindo o controle de exames pela municipalidade.

No laboratório existem aproximadamente 35 servidores concursados, que trabalham incansavelmente e tem atendido com excelência a demanda do município em exames laboratoriais, mesmo no pico da pandemia não teve reclamação e os servidores de carreira deram conta da demanda.

Não há justificativa plausível para tal atitude, e temos como exemplo alguns serviços que foram terceirizados e tiveram aumento de custo absurdo e piora de qualidade. Exemplo: Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e Sistema de Água e Esgoto de Sinop (SAAE).

Os 35 servidores que tocam o laboratório têm custo fixo já que são concursados e com a terceirização continuarão recebendo do município, e o desvio de função é aumentar o erro, o prédio é próprio e os exames são feitos a custo muito menor que a tabela SUS – Sistema Único de Saúde.

A gestão do homem do chapéu que está bem avaliada precisa aprender com os erros dos outros e não com os seus, Juarez Costa ex-prefeito, foi o rei da terceirização e aumentou consideravelmente o custo de serviços prestado ao município, mas lembrando que quem paga somos nós, não eles.

Existe uma determinação, terceirize o LABORATÓRIO, a Secretária de Saúde que é concursada, ou seja de carreira, deveria defender o serviço público que está dando certo, ela já viveu na pele outras terceirizações como a da UPA e sabe que não deu certo em nosso município, na verdade me pergunto qual deu certo?

Mas como dizia meu pai, manda quem pode e obedece quem tem juízo? Espero que a gestão pense no povo e no serviço prestado à população.

Pensar no povo é lembrar que se aumentar o custo de um serviço prestado ao munícipe quem paga a conta somos nós cidadãos, e duas vezes. Primeiro pela piora dos serviços prestados e a segundo, com menos dinheiro em caixa para aplicar em outras áreas.

Torço de todo coração que o que estão no poder não sejam apenas mais do mesmo, e que a frase: Mudou o batedor, mas o chicote continua o mesmo, não seja aplicado para os representantes de nossa cidade.

1 Comment

  1. Ivone Oderdenge

    14 de fevereiro de 2022 at 14:32

    SOU CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO DO LAMAC. ELES PRESTAM UM BOM TRABALHO A POPULAÇÃO E COM MUITA EFICAZ. PREFEITO NÃO FAÇA ISSO.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias Relacionadas

Política

O prazo estipulado pelo Poder Público para regularização do comércio ambulante em Sinop, deve terminar nessa semana, no fim do mês de junho, como...

Saúde

O terceiro Levantamento da Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa) finalizado pela equipe do Centro de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de...

Saúde

A Secretaria de Saúde de Sinop passa a disponibilizar, a partir deste sábado (25), a vacina contra Influenza (gripe) para todos os públicos com...

Geral

A prefeitura de Sinop iniciou a limpeza e organização da praça P-23, no cruzamento das avenidas dos Ingás com Palmeiras e da praça P-09,...

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação

Sair da versão mobile