As conversas para as eleições 2022 em Sinop estão aceleradas, o que não faltam são candidatos. Mas até agora o grande nome que está se confirmando é o de Nilson Leitão, hoje no PSDB.
Nilson deve ser mesmo candidato a Deputado Federal depois de duas tentativas frustradas para o Senado.
Até aí tudo bem, é mais que legítima o pleito de Leitão, uma vez que representou bem Mato Grosso quando esteve na Câmara Federal, porem o caminho até as eleições prometem não ser fácil.
Nilson perdeu muitos apoiadores e precisará reestabelecer a rede de simpatizantes, outro ponto está na concorrência, Juarez Costa (MDB), deve vir a reeleição e não podemos esquecer da ex-prefeita Rosana Martinelli (PL) que é pré-candidata a Deputada Federal.
Por mais que muitos não a vejam como líder e se mostrou realmente fraca como alguém que possa liderar um grupo, tanto que nunca conseguiu fazer um time, ela tem seu eleitorado por ter sido prefeita da maior cidade do norte do Estado. Vale lembrar que está no partido do Presidente Bolsonaro, e Rosana sempre mostrou apoio ao Presidente, logo a sua candidatura pode complicar o sonho de Leitão em voltar a ser deputado, uma vez que os votos de Sinop serão decisivos.
Uma fonte me confidenciou que Leitão trabalha pesado para convencer Rosana ser candidata a Deputada Estadual, Nilson, segundo a minha fonte, estaria disposto a apoiar a reeleição de Welligton Fagundes (PL) ao senado, desde que o senador convença sua pupila ser candidata a Deputada Estadual.
Seria uma dobradinha Rosana e Nilson? Acho muito pouco provável. Neste meio tem Adenilson Rocha hoje no partido tucano. Rocha concorrerá a uma cadeira para ALMT, e da como certo o apoio de Leitão e tudo que Nilson não pode ter neste momento é um grupo rachado.
Como me disse várias vezes o próprio Nilson Leitão, a política é a arte do convencimento e agrupamento de pensamentos, logo ele terá muito trabalho pela frente para convencer e alinhar pensamento num mesmo propósito, acho pouco provável conhecendo a vaidade política em Sinop.