O prefeito Roberto Dorner, acompanhado da secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, e da secretária de Educação, Sandra Donato, visitaram na noite desta quarta-feira (19), o Bairro Boa Esperança para conhecer o Programa Mais MT Muxirum de alfabetização. O programa é realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Sinop.
Uma das turmas da alfabetização é composta por imigrantes, todos haitianos, que buscam em Sinop melhor qualidade de vida. “Vocês haitianos tem uma grande fama aqui na nossa cidade, a fama de trabalhadores! Isso é muito bom pra vocês que são determinados, e muito bom para o nosso município que está recebendo pessoas trabalhadoras, honestas, e que querem contribuir com o nosso desenvolvimento. Sinop é uma cidade de oportunidades, uma cidade de trabalho, de educação e vocês estão de parabéns por saberem aproveitar cada uma delas! ”, parabenizou o prefeito durante a visita.
O programa, que leva o nome de Muxirum – palavra do tupi guarani que significa “mutirão”, “fazer juntos” – possui o desafio de erradicar o analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos, no Estado de Mato Grosso, nos próximos cinco anos. Em Sinop é desenvolvido por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e possui uma carga horária de 288 horas por turma, que são divididas nas escolas municipais e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Ao todo estão matriculados hoje 300 alunos, formando 33 turmas, que são atendidas em 15 bairros diferentes, sendo eles: Alto da Glória, Jardim do Ouro, Chácara Planalto, Menino Jesus, Boa Esperança, Jardim América, Jardim São Paulo, Residencial Belvedere, Jardim Imperial, São Cristóvão, Jardim das Oliveiras, Jardim Novo Estado, Jardim das Violetas, Umuarama II e Camping Clube.
A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, também é parceira da ação e falou sobre a importância do Programa. “Gostaria de parabenizar a todos os professores que estão aqui, mas principalmente parabenizar a cada um de vocês que seguem buscando aprendizado. Eu sei que muitas vezes pode ser cansativo cuidar da cada o dia todo, trabalhar, e vir aqui a noite estudar, mas essa força de vontade vale muito a pena e com certeza fará a diferença na vida de vocês e das suas famílias. Pra mim é uma honra fazer parte dessa parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, e ainda conhecer histórias como a de vocês que são um exemplo de determinação para todos nós.”
Um dos alunos assistido pelo Programa, é o Miguelson Barthelemy, que estuda no CRAS Boa Esperança. Aluno assíduo, Miguel não esconde a alegria em participar do projeto. “Eu estou há 7 anos em Sinop e só agora tive a oportunidade de estudar o português. Hoje eu trabalho como operador de máquinas, faço curso de instalador hidráulico e de informática, e agora também estudo a língua portuguesa, porque sei que vai me ajudar. Por conta da língua eu senti algumas dificuldades no início, mas Sinop tem um povo que nos recebe de braços abertos e hoje eu sou muito feliz por ter vindo pra cá. Só tenho a agradecer pela oportunidade”.
De acordo com a secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, “Esse programa é muito importante, porque atende àquelas pessoas que não tiveram oportunidade de frequentar a escola, dando mais dignidade a elas”, afirma.
A certificação da turma, iniciada no ano de 2021, será realizada no dia 08 de fevereiro às 19h, no Centro de Eventos Dante de Oliveira com a presença dos familiares.