A prefeitura de Sinop suspendeu desde a ultima quinta-feira, 06 de janeiro , as férias, licença prêmios e afastamentos de todos os servidores vinculados a secretaria de saúde do município por causa do aumento de casos do vírus influenza junto a uma elevação da transmissão da nova variante do coronavírus Ômicrom – covid`19.
Segundo a pasta, o o prazo é por tempo indeterminado. “A suspensão de férias, licença prêmios e afastamentos se faz necessário para o enfrentamento dessa nova variante e também do aumento de casos da gripe influenza”. A mesma medida foi dotada em outras situações que demandaram equipes completas para atendimento a população.
Para atender pessoas com sintomas gripais a prefeitura através da secretaria de saúde definiu que a policlínica Menino Jesus, a Unidade Covid Primaveras e, também, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Vindilina II terão atendimento 24h.
Já de segunda à sexta-feira, as UBS’s Ibirapuera, Palmeiras, Primaveras, Sebastião de Matos e Violetas atenderão a população das 7h às 19h, sem intervalos. Os demais postos de saúde funcionarão no horário tradicional (das 7h às 11h e das 13h às 17h), para atendimentos, apenas, dos demais serviços previstos no programa saúde da família.
Com estas adequações, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Anete Maria Mota Maria, localizada na avenida André Maggi, ficará exclusivamente para casos de urgência e emergência, não atendendo mais os casos suspeitos de síndrome gripal. “A UPA ficará apenas para urgências e emergências e atendimentos pediátricos. A nossa orientação para população que apresentar sintomas gripais é procurar as demais unidades que estarão abertas e serão referência para o serviço”, enfatizou.
