O Conselho Municipal de Saúde de Alta Floresta solicitou a população a manutenção das medidas sanitárias, segundo a entidade, a pandemia infelizmente não acabou.
Foi solicitado a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde o cancelamento de qualquer carnaval ou manifestação de rua. O Conselho ainda alertou as autoridades sobre a necessidade de incrementação nos leitos hospitalares para um possível pico da Covid-19 no município.
Em nota pública o Conselho Municipal de Saúde de Alta Floresta, afirmou que parte da população ainda não se vaciou e isso seria um agravante. A entidade afirmou ser absolutamente contra qualquer fechamento de comércio ou medidas mais restritivas nesse momento, uma vez que a economia não aguentaria e o desemprego aumentaria, mas o conselho pede que a fiscalização seja intensificada.
Em relação ao COVID-19, o Conselho Municipal aponta que Alta Floresta teve um total de 11.647 casos acumulados até o momento, sendo 11.384 casos recuperados e um total de 152 óbitos, após as festividades de fim de ano (2021) e com a flexibilização das medidas restritivas houve um aumento exponencial dos casos suspeitos de síndromes gripais ocasionando filas para atendimento na unidade de referência.
O Conselho Municipal de Saúde reforçou a importância das medidas não farmacológicas como: uso de máscaras, distanciamento social, uso de álcool 70% e a vacinação, como comprovadamente reduziu o número de casos graves.
Alta Floresta registrou um total de 1875 notificações de dengue, 1297 casos confirmados e 563 descartados o que colocou o município em estado de emergência.