O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Guarantã do Norte (a 715km de Cuiabá), destinou R$ 128 mil ao projeto de reforma e aquisição de mobiliário para a Unidade Provisória da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município. O posto instalado, que vai cobrir parte do trecho de 1,2 mil quilômetros da rodovia BR-163 entre Nova Santa Helena (MT) e Altamira (PA), foi inaugurado na quinta-feira (11), com a presença dos promotores de Justiça Ana Paula Furlan Teixeira e Carlos Frederico Régis de Campos.
Os recursos são oriundos de dois Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados pelo MPMT na busca de reparação de dano ambiental ocorrido no Parque Cristalino. O montante foi destinado ao Conselho de Segurança Pública (Conseg) de Guarantã do Norte para aplicação na unidade da PRF.
A BR-163 é o principal corredor para o escoamento da produção agrícola do Estado até o porto de Santarém/PA e a nova unidade da PRF cobrirá uma circunscrição em que as polícias estaduais não têm autonomia para atuar. A expectativa é de que, com a presença da PRF, ocorra redução dos delitos de trânsito, bem como dos casos de tráfico de pessoas, exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho escravo e infantil.