Connect with us

Hi, what are you looking for?

08/12/2021

Geral

Meteorologista alerta para temporais com granizo em MT

A previsão do tempo para esta quinta-feira (21) é de chuva na região norte e nordeste de Mato Grosso. De acordo com a meteorologista Dóris Palma, há alerta de chuvas e até possibilidade de granizo nessas regiões. Em Cuiabá, não há possibilidade de temporais para esta quinta-feira.

De acordo com a meteorologista, os temporais podem vir acompanhados de ventos fortes, raios e até queda de granizo. "Ao longo dos próximos dias, a tendência é que a chuva ganhe um pouco mais de intensidade sobre diversas áreas de Mato Grosso. A partir da próxima quinta-feira, a região centro e norte do estado ficam sobre alerta de temporais e mesmo que de forma mais isolada, ela vem acompanhada de raios, ventos moderados a fortes e não se descarta a chance para eventual queda de granizo", contou.

Dóris ainda explica que essas chuvas ocorrem devido ao calor intenso e a umidade do ar no estado. "Tudo isso por causa da formação de algumas áreas de instabilidade que atuam no alto da atmosfera e também a típica combinação entre o calor e a umidade. A chuva acontece principalmente no período da tarde porque é o período mais quente do dia e todo esse calor combinado com a alta umidade do ar servem como principal combustível para a formação de nuvens carregadas e chuva", disse.

Já na região norte de Mato Grosso, os municípios de Alta Floresta, Aripuanã, Brasnorte, Castanheira e Comodoro também estão com mais de 60% de probabilidade de chuva. As temperaturas podem chegar até 35°C nessas cidades. Na região centro-sul como Acorizal, Arenápolis, Barão de Melgaço, Jangada e Nortelândia não há possibilidade de chuva para esta quinta-feira (21). Em Barão de Melgaço, a temperatura pode chegar até 38°C e nas outras cidades, 36°C.

Em Cuiabá, a umidade relativa do ar diminui com o calor no período da tarde. Na sexta-feira (22), a capital pode ter uma chuva rápida de até 5mm. No domingo (23), a probabilidade é maior, com chuvas de até 10milímetros.

A incidência de raios em Mato Grosso em setembro deste ano teve um aumento de 160% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em setembro de 2020 foram cerca de 1 milhão de raios no estado. Em setembro de 2021, esse número subiu para para 2,6 milhões.

Segundo os especialistas, o aumento não pode ser explicado pela atuação exclusiva do fenômeno La Niña, que está em andamento, já que o fenômeno é de baixa intensidade. Ele tende a causar um aumento na incidência de raios em Mato Grosso, mas o fenômeno sozinho não consegue explicar esse aumento significativo na incidência de raios em setembro de 2021.

Na região nordeste do estado há mais de 60% de probabilidade de chuva em municípios como Água Boa, Bom Jesus do Araguaia, Confresa, Luciara e Nova Nazaré. Os temporais podem chegar com maior intensidade em Nova Nazaré, que pode ter chuvas de até 13 milímetros durante a tarde e no período da noite.

 

 

 

Por Thiago Terciotty

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação