Connect with us

Hi, what are you looking for?

08/12/2021

Geral

UFMT faz pesquisa no rio Teles Pires

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vai realizar uma pesquisa de monitoramento da bacia do Teles Pires. O rio é um dos mais importantes do estado, várias cidades do norte são banhadas pelo rio que é o divisor natural de MT com o Pará. 

Uma dissertação de mestrado despertou o interesse da UFMT pelo tema. A mestranda Juliana Marestoni Simões, estudou a qualidade da água do reservatório da usina. 

A pesquisa irá atuar no monitoramento hidrológico e hidrossedimentológico. A pesquisa vai contar com dados coletados na Usina Hidrelétrica de Sinop. 

A empresa que comanda a usina já coleta dados sobre as variações espaciais e temporais, nível da água e sedimentos no fundo do rio. 

Com os dados, a UFMT passa a fazer pesquisas científicas a respeito do tema. 

A autora do estudo que gerou a parceria, Juliana Simões, disse que o trabalho de vazão da água e dos sedimentos já são feitos pela empresa, relata que com a UFMT, será possível combinar a coleta de dados com imagens de satélite e produzir pesquisas científicas com o material. 

O engenheiro civil e professor, Frederico Almeida, destacou que a aplicação da tecnologia, com a ampliação de estudos locais, poderá aferir ganhos técnicos e científicos para a comunidade acadêmica e sociedade em geral. 

 

 

PortG1/MT

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação