O levantamento do CISE – Centro de Informações Socioeconômicas da Unemat em parceira com a CDL, apontou que a taxa de inflação medida pelo IPC no município, em julho foi de 0,65%.
O resultado mostra que a inflação acumulada nos últimos 12 meses alcançou 8,84%. Comparada à economia brasileira, a taxa no mês de julho seguiu a tendência de alta observada pelo IPCA, divulgado pelo IBGE.
O IPCA para o mês de julho foi de 0,96% em relação ao mês anterior. O IPCA nacional acumulado em 2021 foi de 4,76%. Já nos últimos 12 meses o IPCA ficou em 8,99%, um pouco acima da inflação de Sinop para o mesmo período, que ficou em 8,84%.
O índice nacional aponta uma inflação acima da meta definida pelo Banco Central, que é de 3,75%. A inflação de Sinop voltou a acelerar em julho, puxada pelos preços dos aluguéis e combustíveis que continuam sendo os principais fatores de alta.
As diferenças mais significativas sobre o índice de preços em Sinop foram alimentação, com aumento de 0,51%, habitação, 1,84% e transporte 1,25%. O grupo de consumo residencial apresentou a maior retração dentre os grupos de consumo (-0,25%).
Já os demais grupos apresentaram variações relativamente pequenas sobre o mês anterior.
