O secretário Municipal de saúde de Sinop, Valério Gobatto, confirmou ao site Só Informação a intenção do município de comprar 30 mil doses de vacina contra a covid-19.
Ele disse que o consorcio estava aguardando autorização do governo federal para a compra. O Projeto de Lei (PL) 534/2021, que autoriza estados, municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra a covid-19 com registro ou autorização temporária de uso no Brasil foi assinada ontem na última quarta-feira(10) pelo presidente Jair Bolsonaro.
Agora é aguardar os trâmites legais para que a compra seja efetuada. Esperamos que isso ocorra o mais rápido possível.
O consórcio já fez o levantamento de interesse entre os municípios e encaminhou uma carta de intenção de compra ao fornecedor.
Ele disse que no primeiro momento a intenção é comprar 30 mil doses da vacina russa Sputnik V. Enquanto isso não acontece continuamos com o plano nacional de vacinação conforme o recebimento das vacinas Coronavac e AstraZeneca pelo governo Federal e Estadual, disse Gobatto.
Levantamento feito pela Secretaria aponta que 6.500 pessoas já foram imunizadas em Sinop. Quase 2.500 pessoas já receberam a segunda dose no município. Entre os imunizados estão servidores da saúde, idosos institucionalizados e idosos acima de 80 anos. Esse grupo de pessoas, recebeu a primeira dose está semana, a campanha terminou ontem (11).
A Secretaria aguarda para os próximos dias o recebimento de mais uma remessa com cerca de 900 doses. O lote chegou ao Estado ontem e está sendo distribuído aos municípios. Conforme as doses estão chegando a população está sendo imunizada.
Gobatto também falou sobre as UTIs que estão lotadas e a ampliação de leitos na UPA. Além de poucos leitos, Sinop ainda não foi comtemplada com novas unidades. O que deixa o município em alerta. O Regional não atende apenas moradores daqui também de municípios vizinhos e o que temos ai não suporta mais a demanda.
Estamos em dialogo todo o dia com o prefeito Dorner em busca de novos leitos para amenizar o sofrimento das famílias. Implantamos 20 novos leitos na UPA e já estamos comprando mais camas para que possamos ampliar ainda mais o atendimento a população.
