Connect with us

Hi, what are you looking for?

03/12/2021

Saúde

Sec. de Saúde confirma recusa das amostras de COVID-19 e diz que falta reciclagem a municípios

Mais uma vez o Secretário Estadual de Saúde Gilberto Figueiredo, confirmou as falhas nas amostras encaminhadas pelos municípios para o LACEN, coisas básicas como nome de pacientes estão entre as principais falhas confirmou o Secretário. 

A afirmação veio depois de uma pergunta de um repórter de Sinop, que questionou sobre a Secretaria fazer um treinamento aos municípios para que as amostras de coronavírus chegue com qualidade para que o LACEN — Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso fazer os exames.

O Secretário afirmou em sua live desta quarta-feira 22/04, que a Secretária já tem feito treinamentos on-line para aperfeiçoar os profissionais da saúde sobre o COVID-19.

“Se a amostra chega aqui, vinte amostras, e não identifica claramente quem é o paciente, é impossível o LACEN fazer uma análise e divulgar o resultado. Nós não devolvemos as amostras por gosto não, isso é ruim e atrapalha o trabalho do LACEN, mas é preciso que a amostra chegue no LACEN com condições de ser verificada.” Afirmou Gilberto Figueiredo. 

A Secretaria tem uma equipe disponível para tirar todas as dúvidas necessárias para os encaminhamentos das coletas disse Figueiredo, que durante a live brincou com o tema e ineficiência de alguns municípios.

“Quero afirmar que esse não é um assunto novo, o encaminhamento de amostras ao LACEN antecede a epidemia, como já houve outras, mas parece que está faltando um pouquinho de reciclagem aos municípios, ontem, por exemplo nós recebemos de todo o Estado de Mato Grosso quatro amostras para serem analisadas pelo LACEN, a impressão que dá é que até o coronavírus tirou uma licencinha, umas férias no feriado.” Finalizou o Secretário de Saúde de Mato Grosso. 

VÍDEO COM A FALA DO SEC.  DE SAÚDE.

A Dúvida começou quando em uma live realizada na última segunda-feira 20/04/2020, o secretário foi questionado porque os números de casos suspeitos divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Sinop eram bem maiores que os casos suspeitos divulgados pelo Governo do Estado, Gilberto na oportunidade disse que Sinop não tinha mais que nove testes em condições de serem analisados pelo LACEN, e que a maioria inclusive estava sem a identificação dos pacientes, o que é um erro grave. A Secretaria teria informado o Município das falhas e que até aquele momento Sinop não havia corrigido os erros. 

VEJA A MATÉRIA E O VÍDEO DO SECRETÁRIO GILBERTO FIGUEIREDO.

A prefeitura de Sinop emitiu uma nota no dia seguinte negando que a Secretária Estadual de Saúde havia noticiado o Município, e que só tomou conhecimento do fato através de matérias veiculadas pela imprensa.

VEJA A NOTA DA PREFEITURA DE SINOP.

Os casos confirmados do Novo Coronavírus em Mato Grosso é de 181, estão divididos em Cuiabá (96), Rondonópolis (24), Sinop (13), Várzea Grande (9), Tangará da Serra (5), São José dos Quatro Marcos (4), Primavera do Leste (4), Cáceres (4), Barra do Garças (3), Aripuanã (2), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), União do Sul (1), Pontes e Lacerda (1), Nova Mutum (1), Nova Monte Verde (1), Mirassol D’Oeste (1), Lucas do Rio Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Ipiranga do Norte (1), Conquista D’oeste (1) Canarana (1), Campo Novo do Parecis (1), Alta Floresta (1) e residentes de outros Estados (4).

Dos 181 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 73 estão em isolamento domiciliar e 89 estão recuperados. Há ainda 13 pacientes hospitalizados, sendo 3 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pública e 1 em leito clínico público. No boletim desta terça, a SES divulga que a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe, atualmente, de 24 leitos de UTI e 226 leitos de enfermaria especificamente destinados para pacientes com coronavírus no Estado.

Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 60% dos diagnosticados são do sexo feminino e 40% masculino; além disso, 100 pacientes têm faixa-etária entre 36 a 55 anos. O documento ainda aponta que um total de 1.514 amostras já foram processadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 54 amostras em análise laboratorial.

 

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação