Connect with us

Hi, what are you looking for?

03/12/2021

Saúde

Secretário de Saúde afirma que maioria das coletas feitas por Sinop não foram aprovadas pelo LACEN

O Secretário Estadual de Saúde Gilberto Figueiredo, afirmou em live na manhã desta segunda-feira (20), que a maioria dos exames feitos por Sinop não estão sendo aprovados pelo LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso, que é homologadeo pelo Ministério da Saúde para fazer os exames de CORONAVÍRUS em Mato Grosso.

Ele foi questionado porque há divergência entre os números anunciados pela Prefeitura de Sinop e os anunciados pela Secretaria de Saúde do Estado, Gilberto afirmou que as amostras encaminhadas pela Prefeitura de Sinop não foram aprovadas pelo LACEN, e que elas não atendem os requisitos técnicos e pior, segundo o Secretário se quer existe a identificação dos pacientes nas coletas encaminhadas para a capital e com isso o Laboratório não tem como fazer os testes.

Gilberto Figueiredo disse que a Prefeita e a Secretaria Municipal de Saúde de Sinop já foram notificadas dos erros, mas que até agora não foram encaminhadas as correções. Segundo o Secretário o número de amostras com qualidade para fazer o exame de COVID-19, não passam de 9.

VEJA O VÍDEO DO SEC. DE SAÚDE GILBERTO FIGUEIREDO :

Tanto o Ministério da Saúde como a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, já mostraram preocupação com as subnotificações por partes dos municípios, o que podem trazer um número muito menor de casos de coronavírus do que o real. 

Medidas para combater a subnotificação já foram tomadas pelo Ministério da Saúde que acionou o ministro da Justiça, Sérgio Moro, para o emprego da Polícia Federal em hospitais e unidades de saúde que não estejam informando diariamente dados sobre a ocupação de leitos de UTI e enfermarias.

"A utilização da Polícia Federal para obrigar e exigir esse tipo de informação. Porque não é possível que o Ministério da Saúde possa ficar acompanhando uma situação tão grave como essa sem a informação precisa para tomar as medidas necessárias", disse o Ministério da Saúde em coletiva.

Os municípios que não informarem os trabalhos feitos no combate ao COVID-19, podem ser penalizados com o não recebimento de recursos pelo MS.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação