O Secretário Estadual de Saúde Gilberto Figueiredo, afirmou em live na manhã desta segunda-feira (20), que a maioria dos exames feitos por Sinop não estão sendo aprovados pelo LACEN – Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso, que é homologadeo pelo Ministério da Saúde para fazer os exames de CORONAVÍRUS em Mato Grosso.
Ele foi questionado porque há divergência entre os números anunciados pela Prefeitura de Sinop e os anunciados pela Secretaria de Saúde do Estado, Gilberto afirmou que as amostras encaminhadas pela Prefeitura de Sinop não foram aprovadas pelo LACEN, e que elas não atendem os requisitos técnicos e pior, segundo o Secretário se quer existe a identificação dos pacientes nas coletas encaminhadas para a capital e com isso o Laboratório não tem como fazer os testes.
Gilberto Figueiredo disse que a Prefeita e a Secretaria Municipal de Saúde de Sinop já foram notificadas dos erros, mas que até agora não foram encaminhadas as correções. Segundo o Secretário o número de amostras com qualidade para fazer o exame de COVID-19, não passam de 9.
VEJA O VÍDEO DO SEC. DE SAÚDE GILBERTO FIGUEIREDO :
Tanto o Ministério da Saúde como a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, já mostraram preocupação com as subnotificações por partes dos municípios, o que podem trazer um número muito menor de casos de coronavírus do que o real.
Medidas para combater a subnotificação já foram tomadas pelo Ministério da Saúde que acionou o ministro da Justiça, Sérgio Moro, para o emprego da Polícia Federal em hospitais e unidades de saúde que não estejam informando diariamente dados sobre a ocupação de leitos de UTI e enfermarias.
"A utilização da Polícia Federal para obrigar e exigir esse tipo de informação. Porque não é possível que o Ministério da Saúde possa ficar acompanhando uma situação tão grave como essa sem a informação precisa para tomar as medidas necessárias", disse o Ministério da Saúde em coletiva.
Os municípios que não informarem os trabalhos feitos no combate ao COVID-19, podem ser penalizados com o não recebimento de recursos pelo MS.
