Connect with us

Hi, what are you looking for?

06/12/2021

Saúde

Sinop inicia 2ª fase da campanha de vacinação contra a gripe

A população deve ficar atenta à organização das Unidades Básicas de Saúde(UBS), realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, no tocante à segunda etapa de vacinação nacional de combate à gripe e o retorno das vacinações de rotina. Ambas começam nesta quinta-feira, dia 16 de abril.

Em especial, os postos PRIMAVERAS, CIDADE JARDIM, ALTO DA GLÓRIA, AMÉRICA, CAMPING CLUB e CIAMS (antiga farmácia Jacarandás) estarão realizando vacinas da gripe e as de rotina. Já as unidades BOTÂNICO, JACARANDÁS, MARIA VINDILIA I e SÃO FRANCISCO, apenas as vacinas de gripe. Os postos MARIA VINDILIA II, BOA ESPERANÇA, NAÇÕES, SÃO CRISTÓVÃO e SABRINA farão, somente, as vacinas de rotina.

Conforme a coordenadora de imunização Girlene Trentin, as medidas foram adotas como forma estratégica para que não se tenha aglomeração de pessoas, principalmente de crianças, neste período de pandemia do novo coronavírus. “Pedimos que a comunidade vá até as unidades com calma, sem alvoroço, mantendo a distância de dois metros de uma pessoa para a outra, tomando sempre todas as medidas de higiene e fazendo o uso da máscara. Entendemos a importância da vacinação, porém, a precaução contra o Covid-19, também, deve ser evidenciada”, salienta a Girlene.

As equipes dos postos contarão com o apoio das Agentes Comunitárias de Saúde. Para dar mais agilidade ao serviço, elas contribuirão com a entrega de senhas, organização das filas e anotações de vacinas. Para a segunda etapa da campanha, conforme a nova normativa do Ministério da Saúde, são esperados os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Idosos (60 e mais) e profissionais da saúde que não receberam a imunização na primeira etapa ainda poderão procurar as unidades para serem vacinados. No entanto, a coordenadora orienta, principalmente aos idosos, a terem cautela já que o fluxo dos postos irá aumentar devido à liberação de doses para novos grupos.

Crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência devem aguardar a terceira etapa da vacinação contra a gripe, que inicia em 09 de maio, junto com o Dia D da campanha. A imunização protege contra três tipos de vírus da gripe: Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e influenza B; e, conforme Ministério da Saúde, a contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.

Lembrando que as UBS Ibirapuera, Palmeiras, Oliveiras, Menino Jesus e Sebastião de Matos estão destinadas ao atendimento de pessoas com sintomas gripais e NÃO REALIZARÃO nenhum tipo de vacinação.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação