Connect with us

Hi, what are you looking for?

30/11/2021

Saúde

Sinop registra dois casos suspeitos de coronavírus

Subiu para dois o número de casos suspeitos de coronavírus em Sinop. A informação consta em nota informativa divulgada no final da tarde desta sexta-feira, 20, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Em Mato Grosso, o número de ocorrências em investigação somam 73. Um caso foi confirmado em Cuiabá. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde de Sinop, Kristian Barros, a ocorrência mais recente é a de um jovem de 25 anos que retornou da Europa. Ainda em 17 de março, ele procurou atendimento na rede pública municipal de saúde, diante dos sintomas apresentados. Na mesma data, foi realizado o exame e o envio da amostra para o Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT). 

Conforme Kristian Barros, apesar das duas suspeitas, ainda não se pode determinar que o vírus esteja em circulação na cidade. "Para termos essa resposta fiel teríamos que ter, pelo menos, um caso confirmado. O que temos são casos suspeitos, ou seja, que têm os sintomas característicos como coriza nasal, febre, tosse, dor no corpo e o histórico de viagem ao exterior. A primeira paciente, uma mulher com quadro leve, está sendo monitorada. Já este segundo, um homem, também teve histórico de viagem ao exterior e está sendo monitorado na residência com quadro leve", tranquilizou o gestor. 

Desde o agravamento do cenário mundial acerca do coronavírus, a Prefeitura de Sinop vem instituindo medidas preventivas e com foco na preservação da vida. Um decreto publicado pela prefeita Rosana Martinelli instituiu o Gabinete de Situação de Enfrentamento ao Coronavírus, formado por secretarias municipais diversas e voltado à implementação de planos de trabalho e medidas de enfrentamento. 

GRUPO DE TRABALHO
Compõem o Gabinete de Situação de Enfrentamento ao Coronavírus a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, o secretário  Municipal de Saúde, Kristian Barros, o secretário municipal de Planejamento, Finanças e  Orçamento, Astério Gomes, a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, o secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbano, Hermann Friederich, a secretária Municipal de Administração, Marilene Savi, e o Procurador Geral Municipal, Ivan Schneider.

 

Cique AQUI e assista a coletiva de imprensa concedida pelo secretário municipal Kristian Barros, transmitida via Live no Facebook.
 

Medidas anunciadas até esta sexta-feira, 20 de março:

ECONOMIA

– Pagamentos de 1ª parcela ou cota única de IPTU e Taxa de Lixo prorrogados para 20 de junho de 2020. As demais parcelas serão programadas para os próximos 30 dias subsequentes.  

– Suspensão de licença pelos próximos 30 dias para eventos que registrem aglomeração de pessoas em local aberto e fechado.

ÁGUA E ENERGIA

– Pedido de suspensão nos cortes de água e luz, por 90 dias, às concessionárias de água e energia elétrica.

SINE

– Seguindo determinação estadual, limitação no quantitativo grupal de pessoas atendidas pelo Serviço, no Ganha Tempo, para evitar aglomeração. 

SAÚDE

– Ampliação de leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

– Ampliação dos canais para atendimentos a pessoas com suspeitas de COVID-19. Se apresentar tosse, febre e dificuldades para respirar e apresenta histórico de viagem ao exterior ou outros Estados com registro de casos, ligue para o número 66 99995-1782 (das 7h às 19h) ou o 66 99215-5730 (das 19h às 7h).

– Instituição de um canal oficial para atendimento de casos suspeitos, por pacientes que apresentem sintomas.

– Criação de Posto de Coleta para atendimento de pacientes com suspeita. 

– Capacitação dos servidores da saúde para atuar em situações de natureza Covid-19.

– Suspensão de viagens de servidores públicos para cursos de capacitação/qualificação fora do município.
 

TRANSPORTE PÚBLICO

– Determinada desinfecção de ônibus usados no transporte coletivo de passageiros dentro de Sinop, bem como ônibus de empresas para transporte de seus funcionários.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

– Dispensa de licitação para a compra de produtos da saúde, conforme portaria do Governo do Estado de Mato Grosso e União.

RODOVIÁRIA/AEROPORTO

– Permanente monitoramento de passageiros que chegam ao município. Campanhas pedagógicas para alertar, informar e conscientizar cidadão acerca de sintomas.

RESTAURANTE POPULAR

– A comida ofertada pelo Restaurante Popular Dulce Ana Garcia passa a ser entregue aos moradores em marmitas, a partir da segunda-feira, 23 de março. O valor se mantém em R$ 4,39. Será permitido, apenas, uma marmita por pessoa.

EDUCAÇÃO/ESPORTE/CULTURA

– Seguindo o decreto estadual, a Rede Municipal antecipa o recesso escolar discente e docente para o período de 23 de março a 05 de abril; apenas a Secretaria Municipal de Educação funcionará.

– Suspensão de atividades realizadas em projetos de iniciação esportiva no município (escolinhas) e projetos diversos nessa área.

– Suspensão de campeonatos com aglomeração de público, a exemplo das copas de futsal já em andamento São Cristóvão, Boa Esperança, Primaveras e Pasinha Feminina.

– Suspensão de viagens de atletas para competições fora da cidade de Sinop por 30 dias.  

– Suspensão das aulas em projetos culturais ministrados pela Escola Municipal de Artes, no intervalo previamente definido.

PROCON
– Atuação do Procon no que se refere a possíveis cobranças abusivas de produtos.

CENTROS DE CONVIVÊNCIA
– suspensão das atividades nos centros de convivência, como Clube dos Idosos, de eventos que registrem aglomeração. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação