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15/08/2022

Geral

Secretaria inicia campanha educativa por fiscalização eletrônica

Motoristas que transitam por Sinop devem ficar atentos em relação aos limites de velocidade das vias, bem como o avanço semafórico e parada sobre faixa de pedestres. Nesta semana, tem início a campanha educativa por fiscalização eletrônica e que corresponde à terceira e última etapa do cronograma de trabalho da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano com vistas ao funcionamento dos aparelhos. Durante 30 dias, os condutores que forem flagrados receberão notificação de aviso com a frase "CAMPANHA EDUCATIVA". Porém, não incidirá aplicação de multa e redução de pontos na carteira.

Para que entrassem em atividade, a Secretaria assegurou que todos os itens passassem por aferição do Inmetro e recebessem a aprovação técnica do Instituto. Nesta fase, eles estão dispostos em avenidas como: Av. dos Ingás junto à rua dos Cajueiros; Av. Dom Henrique Froehlich (Saudade) Cemitério – próximo à capela municipal; Av. Andre Maggi – entre Nsa. Sra. Aparecida e Nações; Av. Itaúbas – entre Av. Flamboyats e Jatobás. Também há fiscalização dos semáforos da Júlio Campos com Sibipirunas e Júlio Campos com Jacarandás.

Os equipamentos fazem parte de uma estratégia com o propósito de construir um trânsito mais seguro e a implementação de processos sistemáticos que aliem medidas educativas e a modernização das técnicas de fiscalização. Só no primeiro semestre deste ano, mais de 1,1 mil acidentes foram registrados no município; 21 pessoas morreram em ocorrências tanto nas vias municipais (como ruas e avenidas) quanto nas rodovias dentro dos limites da cidade. No quesito taxa de mortalidade para cada 100 mil habitantes, foram 54,81 óbitos no ano de 2018, número mais alta desde 2010, quando a STU começou a realizar a mensuração.  

Em 2018, foram registrados 2.195 acidentes de trânsito. O número de mortes no trânsito em Sinop cresceu 25,4% entre os anos de 2017 e 2018, passando de 59 para 74.

A Prefeitura de Sinop está investindo em uma série ações que contemplam a instalação de câmeras, equipamentos fixos e móveis de controle de velocidade, barreiras eletrônicas, registradores de velocidade, avanço semafórico e parada sobre faixa, Central de Inteligência de Controle de Trânsito, sistemas de processamento. Além disso, os dados gerados pelo sistema darão subsídios para estudos de melhorias na estrutura viária e adequações de tráfego.

Os equipamentos para controle do excesso de velocidade serão instalados com base nas indicações de estudos técnicos de engenharia preliminares (locais prioritários/críticos). As informações geradas serão de grande valia para a segurança e o planejamento do tráfego na cidade.

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