Connect with us

Hi, what are you looking for?

03/12/2021

Saúde

Prefeitura de Sinop realiza mutirão de cirurgias oftalmológicas

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, nesta sexta-feira (23), ao mutirão de cirurgias oftalmológicas em pacientes regulados no município e que, desde 2013, aguardavam na fila de espera. A agenda prossegue neste sábado (24) e na próxima semana, nos dias 28 e 29, devendo atingir um total de 100 procedimentos, sendo 70 de pterígios e 30 de cataratas. Os pacientes são atendidos no Centro de Especialidades Médicas (CEM) pela equipe médica do Hospital dos Olhos de Cuiabá.

Para a prefeita Rosana Martinelli, esse é um dia de alegria porque muitas pessoas voltarão à enxergar com qualidade. “Estamos [gestão] fazendo mais pela saúde. Nós trouxemos uma equipe médica de Cuiabá e ela está ofertando um tratamento especial para os nossos pacientes. Essa é uma grande conquista e que foi realizada com as emendas impositivas dos vereadores, que destinaram recursos para que a Prefeitura pudesse realizar essa grande ação”, frisa a gestora.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gerson Danzer, trazer a equipe médica para Sinop, gera economia para o município. “Ao invés de levar os pacientes, juntamente como seus acompanhantes para Cuiabá, optamos em realizar os procedimentos no município. Assim, evitamos o transtorno de tirá-los da cidade, como também, reduzimos custo desde passagens, hospedagem e alimentação”, frisa.

Cirurgias como essas são de competência do Estado, mas devido ao acúmulo de munícipes esperando por uma vaga há anos, a prefeita determinou que a realização ocorresse por conta do município. Para a estudante Lyllyan Peres, que aguardava o pai no procedimento, se não fosse a ação da Prefeitura o pai ficaria com a catarata por muito tempo, já que a família não tem condições de custear o serviço na rede privada.

“Há três anos o meu pai esperava para fazer essa cirurgia e, hoje, ele está realizando junto com tantas outras pessoas que passavam pela mesma situação. O que o município está fazendo é louvável, é muito boa essa ajuda”, agradece.

A aposentada Severina Maria, que aguardava ansiosa o médico chamá-la para o procedimento, comemorou. “Eu fiquei muito feliz, fui bem atendida, não tenho reclamações, sempre me atenderam bem e ainda estão me atendendo. Meus dias estavam sendo difíceis e eu não estava conseguindo ler. Os óculos não adiantavam e a solução era só a cirurgia. Agora, que Deus abençoe e que dê tudo certo”, relata.

Os valores destinados são oriundos de recursos próprios do município e emendas impositivas de 14 vereadores, sendo eles Ademir Debortoli, Billy Dal Bosco, Dilmair Callegaro, Hedvaldo Costa, Ícaro Severo, Joacir Testa, Joaninha, Leonardo Viseira, Lindomar Guida, Luciano Chitolina, Maria José, Professora Branca, Remídio Kuntz e Tony Lennon.

Em parceria, o município de Feliz Natal irá trazer 32 pacientes, Santa Carmem 16 pacientes, União do Sul  outros 07 pacientes e Cláudia 08 pacientes para participarem do mutirão. A responsabilidade quanto ao custeio do procedimento dos munícipes é de cada administração das respectivas cidades.

Em maio, a prefeita Rosana Martinelli também anunciou a execução de 600 cirurgias eletivas, sendo 200 na especialidade de otorrino, 200 ginecológicas e 200 gerais (histerectomia, vesícula, hérnia e retiradas de miomas) – também de competência do Estado – e que já estão em andamento. 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação