O autor intelectual de crime de tentativa de homicídio, ocorrida no ano de 2015, na zona rural de Nova Canaã do Norte (699 km ao Norte), teve o mandado de prisão cumprido, nesta terça-feira (20.08), em uma ação conjunta das Polícias Civil de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O suspeito, Luiz Shibata, 68, era considerado foragido e foi localizado no município de Dourados (MS).
Segundo as investigações da Delegacia de Nova Canaã do Norte, o crime teve motivação passional, uma vez que o suspeito mandou matar a vítima, que teria se envolvido amorosamente com a sua convivente.
A tentativa de homicídio qualificada contra a vítima I.M. aconteceu no dia 03 de outubro de 2015, na zona rural de Nova Canaã do Norte. Na ocasião, Luiz Shibata contratou dois funcionários para tirar a vida da vítima. Para praticar o crime, os executores foram até a residência da vítima, onde a príncipio como eram conhecidos, conversaram e tomaram café da manhã juntos.
Em seguida, os suspeitos amarraram a vítima e levaram até a comunidade rural conhecida como “Pista do Cabeça”, onde a agrediram com chutes e pauladas. Durante as agressões, os suspeitos a todo tempo questionavam, se a vítima “voltaria a se envolver com a mulher” e “se teria coragem de voltar a comunidade”.
Para consumar o crime, um dos suspeitos ainda efetuou quatro disparos de arma de fogo contra a vítima, que caiu no rio e só sobreviveu aos ferimentos por razões alheias a vontade dos executores. A vítima prestou declarações na delegacia e assinou o termo de reconhecimento dos suspeitos, sendo um deles preso na época do crime.
Com base nas informações, o delegado Ruy Guilherme Peral da Silva, representou pela prisão preventiva de, Luiz Shibata, apontado como mandante do crime, com objetivo de resguardar a regular investigação policial. “Nessa altura da investigação, o suspeito já estava foragido da Justiça, sendo necessário representar pela sua prisão”, disse o delegado.
Com a informação de que o suspeito estava morando na cidade de Dourados (MS), a Polícia Civil dos dois estados (MT e MS) deflagraram uma operação, nesta terça-feira (20), visando dar cumprimento a ordem de prisão contra o foragido, que foi localizado e preso naquela cidade.
O terceiro envolvido no crime, Francismar Lopes Trindade, que efetuou os disparos contra a vítima continua foragido e é procurado pela Polícia.
