Connect with us

Hi, what are you looking for?

06/12/2021

Saúde

Casos de hanseníase explodem em MT

Em Mato Grosso foram registrados 4.678 casos de hanseníase em 2018. Em 2017, 3.577 novos casos de hanseníase foram diagnosticados no estado, segundo relatório da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A hanseníase é uma doença difícil de ser identificada e que cresce muito no Brasil. A cada ano são cerca de 30 mil novos casos.

Mato Grosso é o estado que teve o maior crescimento na incidência da doença. No posto de saúde da comunidade Rio dos Peixes, na zona rural de Cuiabá, foi realizada a ação do programa de diagnóstico precoce da hanseníase.

Um grupo de 36 pessoas em situação de risco foi convidado para ser examinado. Entre os pacientes estava o garçom Anderson Gadra da Silva, que começou o tratamento contra a doença em 2015 e hoje, está curado. “Começou com uma mancha no braço, tomei remédio durante um ano e desapareceu”, conta o garçom.

Conforme João David, médico do Programa de Saúde da Família (PSF), são necessárias 12 doses mensais para que haja a cura. “O ideal é que o paciente seja reavaliado a cada ano para verificar se surgiu algo novo, como manchas ou lesões em nervos diferentes”, explica o médico.

Alguns sintomas da hanseníase são manchas brancas ou vermelhas na pele, perda da sensibilidade na região e fisgadas nos braços ou nas pernas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação