Prefeitura de Sinop, Câmara de Vereadores e o Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômano e Alcoolistas (Cartas) assinaram, na manhã desta segunda-feira, 15/07, o termo pelo qual o município concede à entidade, pelo período de 20 anos, um terreno de 9,6 mil metros quadrados no bairro Sabrina 3, destinado à implantação de um centro masculino de acolhimento para dependentes químicos e alcoólatras. A formalização foi realizada durante encontro no Paço Municipal.
"Quero agradecer ao Cartas pelo trabalho sério que vem prestando no município de Sinop e toda parceria nos momentos em que nossa rede sócioassistencial solicitou. Um serviço sempre muito bem prestado na realização de atividades ao público dependente químico e do álcool. O Cartas, desde o início, está com a Prefeitura de Sinop", destacou a prefeita Rosana Martinelli.
O terreno onde o Centro estará baseado compreende uma área do município e que, mediante aprovação da Câmara de Vereadores, foi concedida por duas décadas. O Cartas já iniciou as adequações do espaço físico existente e que será transformado na unidade de acolhimento. "Esse terreno será destinado à abertura de um centro de acolhimento masculino dessa população, no tempo de 20 anos, para que a gente consiga minimizar o problema social desses moradores de rua. Vai ser feita a parceria com o município, para acolhimento desse público", expressou o coordenador e também terapeuta, Thiago Augusto Andrade Nogueira, ao se referir à articulação entre município e Cartas. Os encaminhamentos de pessoas ocorrerão via Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação.
Presente à reunião no gabinete da prefeita Rosana Martinelli, o presidente da Câmara de Vereadores, Remídio Kuntz, enalteceu o trabalho do Cartas no município, citou a dificuldade em se trabalhar com o público dependente químico e os desafios no âmbito das políticas sócioassistenciais. O legislador enfatizou a parceria com a Câmara, lembrando estar a Casa de Leis "sempre aberta".
Presidente do Cartas, Ana Elisa Del Padre da Silva, pontuou que a celebração desse termo de cessão representa uma conquista e consolida o fortalecimento no município. "Esse é um trabalho que fazemos em conjunto e, com a graça de Deus, com o trabalho conjunto com a Prefeitura, com o poder público, com a Câmara, a gente pode desenvolver esse centro terapêutico. O nosso objetivo é que o município de Sinop vire uma referência para o Estado de Mato Groso. É acolher essas pessoas, fazer um tratamento terapêutico multidisciplinar, acolher esses moradores de rua, dependentes químicos e trabalhar para a evolução", salientou.
A Prefeitura de Sinop é parceria do Cartas desde 2018, quando a Comunidade Terapêutica entrou para a lista das beneficiadas pelos termos de fomento. Desde aquele ano, a Prefeitura repassou R$ 140 mil em para apoiar as ações da entidade. O montante engloba recursos direcionados via emendas impositivas da Câmara de Vereadores e outros próprios, do Executivo Municipal. "Uma agenda muito positiva no gabinete da prefeita e a prefeita Rosana Martinelli dando toda a estrutura, apoio para que possamos trabalhar em prol da sociedade, junto à Secretaria de Assistência Social", acrescentou o secretário municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Ademir de Bortoli.
Além da prefeita Rosana Martinelli e o vice-prefeito Gilson de Oliveira, o secretário Ademir de Bortoli, a equipe de trabalho do Cartas, o presidente da Câmara, Remídio Kuntz, participaram da agenda, nessa segunda-feira, os vereadores Maria José, Mauro Garcia, Joacir Testa, Professora Branca, Tony Lenon, Agnaldo Turra, Lindomar Guida.
