Ossadas de animais e mais de 20 cães mortos foram encontrados por moradores, nessa terça-feira (9), às margens da MT–208, em Alta Floresta, e até no rio que abastece a cidade. O local fica a 7 km da região urbana.
A Secretaria de Meio Ambiente de Alta Floresta (Sema) informou que até agora não recebeu nenhuma denúncia sobre o caso. O G1 também entrou em contato com a companhia de água que abastece o município e com a Polícia Civil, mas até a publicação desta reportagem não recebeu retorno.
A Associação Amamos Animais informou que os moradores que têm chácaras próximas ao rio estão incomodados com o mau cheiro e preocupados com a qualidade da água. “Eles disseram que há um mau cheiro há dias na estrada e resolveram entrar na mata para ver o que estava acontecendo, foi quando encontraram os animais”, informou.
Alguns animais e ossadas estão dentro de sacos de lixo. Já outros estão a céu aberto.
Cerca de 30 animais foram mortos supostamente por envenenamento, em Alta Floresta, em janeiro deste ano. Segundo os donos, os animais não apresentavam sintomas de doenças e, antes de morrerem, tiveram convulsões e uma baba espessa branca na boca.
Ao todo, foram confirmadas 29 mortes de cães e de um gato. No entanto, segundo a presidente da associação, Leir Ribeiro, a quantidade de animais mortos nesse período pode ter chegado a 40.
Ainda não se sabe se os animais encontrados descartados de forma irregular na região têm relação com os animais mortos no início do ano.
