O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Menino Jesus implantou no dia 27, do último mês, o projeto “Adote seu copo”, no intuito de melhorar a saúde dos colaboradores e usuários da unidade e, ainda, reduzir os gastos e incentivar a sustentabilidade. De acordo com a coordenadora do CRAS, Vanda Saltareli, a ação incentiva a todos da unidade a terem seu próprio copo.
“Iniciamos o projeto pedindo a eles [colaboradores e usuários] que trouxessem seus próprios copos de casa. Posteriormente, ganhamos copos de parceiros e que foram entregues aos primeiros grupos de fortalecimento de vínculos. Os colaboradores e os usuários do Cras Menino Jesus serão orientados sobre como prevenir as doenças que podem ser transmitidas entre um indivíduo para o outro, em decorrência do compartilhamento de copos. Além disso, este projeto visa reduzir gastos e ser sustentável ao meio ambiente, tornando a população mais consciente de seus atos", expõe a gestora.
O projeto, cujo objetivo objetivo inicial era orientar 120 pessoas pelas enfermeiras Vanderleia Lobato e Paula Renata Reis, deve alcançar os nove grupos de trabalho do Centro e totalizar mais de 300 assistidos. A ideia surgiu por meio da coordenadora do Cras Menino Jesus (Vanda Saltareli) e pela estagiária do curso de Psicologia (Biancarla Soares), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, por meio do secretário Ademir Bortoli.
"Esses são projetos que a Secretaria apoia, pois também são formas de estimularmos a redução de gastos e atender melhor a população. Depois que assumimos a secretaria, conversamos bastante com a prefeita Rosana Martinelli e a nossa intenção é reduzir gastos com materiais, por exemplo de expediente, e atender bem a população", comentou Ademir Bortoli, secretário municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação.
Nos copos do projeto está a frase “Que nada te impeça de falar doçuras por aí”. Com a adesão da caneca, uma única pessoa economiza em média três copos descartáveis ao dia, sendo 15 por semana, 60 por mês e 660 por ano.
São parceiros do projeto também as empresas Pé de Pato Centro Automotivo e Digicópia Central de Cópias Gráficas.
