Connect with us

Hi, what are you looking for?

16/08/2022

Geral

Trânsito define novas ações do Maio Amarelo para esta semana

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano dá sequência, nesta semana, às ações da campanha Maio Amarelo. Entre esta segunda-feira (06) e a sexta-feira (10) agentes da Guarda Civil Municipal realizam ciclo de palestras em empresa do setor supermercadista, de transporte, além de blitz educativa. 

De acordo com a agenda, nesta segunda-feira (06), terça-feira (07) e quarta-feira (08) as atividades contemplam funcionários da Rede Machado de Supermercados, unidade Itaúbas, com exposições pela manhã e à tarde (sempre às 9h e às 14h). Já na quinta-feira (09), às 16h, está programada uma blitz educativa na avenida das Palmeiras, próximo à praça P-18. Fechando a semana, na sexta-feira (10), tem palestra para funcionários da Rosa Transporte, às 9h e às 15h.  

  A primeira atividade da campanha Maio Amarelo, promovida pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, foi realizada na quinta-feira (02) com uma blitz educativa no cruzamento entre as avenidas Jacarandás e Flamboyantes, próximo ao Estádio Massami Uriu. Trazendo o tema "No trânsito, o sentido é a vida", a mobilização levará até o final do mês palestras educativas em escolas e empresas, públicas e privadas, além de blitze educativas.

As instituições que não estão na agenda da campanha podem solicitar ações enviando ofício à Secretaria de Trânsito, conforme explica a guarda civil municipal Sara Borges, coordenadora do setor de Educação para o Trânsito. "Nós temos já um cronograma, mas nada impede que empresas e escolas peçam a conscientização, pois temos horários em agenda. Basta encaminhar ofício para a Secretaria, com a solicitação – se é palestra, blitz educativa nos casos das escolas – e, na medida do possível, estaremos atendendo", afirma Sara.

A campanha Maio Amarelo, promovida em nível internacional, visa chamar a atenção da sociedade quanto ao alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em Sinop, segundo avaliação de Sara, existem atos de imprudência praticados com freqüência pela população, como exemplo, excesso de velocidade e o não uso do cinto de segurança. "Sinop é uma questão de desrespeito não somente à legislação, mas também, à vida. As pessoas estão sempre na pressa e esquecem que são vidas que estão em jogo", lamenta.

No município, no último ano, foram registradas 74 vítimas fatais no trânsito e o número de acidentes passou dos 2,1 mil – envolvendo motociclistas, na maioria das vezes. "As pessoas correm demais e não têm tempo hábil para frear, o que dá origem a esses muitos acidentes. Elas precisam lembrar que o respeito à velocidade, além de evitar acidentes, contribui para que, quando aconteça, não seja tão grave, pois o condutor possui tempo de resposta", completa Sara. 

 
MAIO AMARELO

Determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a "Década para a Segurança no Trânsito", o período de 2011 a 2020 vem sendo marcado com inúmeras ações de nível internacional com o intuito de mudar o preocupante dado que indica que cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem a cada ano como resultado de acidentes de trânsito.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação