Connect with us

Hi, what are you looking for?

15/08/2022

Geral

UFMT realiza Jornada Cultural e Abertura da Temporada em Sinop

Acontece em Sinop, entre os dias 24 e 26 de abril, a abertura da Temporada Cultural e Artística 2019 da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Essa é a primeira vez que a abertura é realizada fora de Cuiabá e o objetivo é levar a produção cultural da Instituição para todos seus câmpus, bem como para a população das cidades ao seu redor. 

O evento acontece de maneira simultânea à Jornada Cultural de Sinop, que possui atividades desde às 14h no Câmpus da Instituição. Já às 18h, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, acontece a abertura oficial da Temporada, com a composição da mesa de autoridades, seguida de homenagens ao poeta Santiago Villela Marques e a exibição do documentário “Movimento Refúgio Zumbis: Um Espírito de diversidade Cultural”.

A programação é marcada por dias temáticos, iniciando pela quarta-feira (24), com o tema “A arte e a cultura como instrumentos de transformação social”.

Fabrício Carvalho, maestro da Orquestra Sinfônica da UFMT, explica que “Cultura” são as práticas sociais passadas ao longo do tempo dentro de uma comunidade e, assim, são importantes para a união dessas pessoas.

“A cultura é responsável por fortalecer os elos que existem dentro de uma sociedade. Queremos abordar essa questão com o nosso público e mostrar como ela, sociedade e cidadania são conceitos que se multiplicam”, disse.

No segundo, dia, cuja temática é “O Audiovisual e o Exercício da Reflexão Crítica”, mesas temáticas debaterão a interação entre cinema, cultura, sociedade e ciência. As atividades se encerram às 19h, com o lançamento das inscrições para a 18ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (Maual) e a exibição dos vencedores da Maual 2018.

Por fim, o terceiro dia, com o tema “A expressão musical e corporal no equilíbrio do corpo e da mente”, traz a música para o destaque, com apresentações de diversos grupos a partir das 20h e, durante o dia, debates sobre a importância da música e da expressão corporal.

Ao longo dos dias, os eventos também recebem uma feira de artesanato, oficinas de instrumentos, mostra de trabalhos culturais e exposições diversas.

A abertura da Temporada Cultural e Artística e a Jornada Cultural de Sinop são realizado pelas Pró-reitorias de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e do câmpus de Sinop, em parceria com a CEFAPRO, a Escola Municipal de Artes de Sinop “Viviane Maria Malheiros Dalberto”, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), prefeitura municipal de Sinop e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Confira a programação completa.

Inscrições Jornada Cultural

As inscrições para a Jornada Cultural ainda estão abertas. Interessados em participar do evento, das mesas de discussões e das oficinas podem se inscrever por meio dos links abaixo.

Inscrição como participante. 

Inscrições nas mesas de discussões. 

Inscrições para oficinas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação