Connect with us

Hi, what are you looking for?

14/08/2022

Geral

Portadores de Fibromialgia poderão ter atendimento preferencial em Sinop

Portadores de fibromialgia de Sinop poderão ter atendimento preferencial em Sinop, caso o projeto de Lei da vereadora Maria José da Saúde (MDB) seja sancionado pela prefeita Rosana Martinelli.

Pela projeto da vereadora, pessoas portadoras dessa doença poderão ser incluídas nas filas de atendimento preferencial ja existente como no caso de idosos, gestantes e portadores de deficiência física.

De acordo com o projeto portadores de fibromialgia terão atendimento prioritário em órgãos e empresas públicas, em concessionárias de serviços públicos e em estabelecimentos privados. A lei se aplica também aos comércios que recebem pagamento de contas.

A identificação dos beneficiários se dará por meio de cartão expedido, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Saúde.

Fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa.

A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes. (2,3)

Da redação

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação