O Norte de Mato Grosso, mais especificamente Sinop, pode sair de representatividade mínima para grande polo político do Estado. Hoje todo Norte tem apenas o Deputado Federal Nilson Leitão como representante no Congresso Nacional num total de 11 parlamentares, sendo três senadores e oito Deputados.
Esse quadro pode mudar radicalmente, com alguma sorte e pelas projeções políticas, o Norte pode eleger o primeiro senador de sua história, no caso Nilson Leitão, que pelas pesquisas assumiria a segunda vaga no Senado Federal, se tratando de Senado o Dr. Jorge Yanai primeiro suplente, pode assumir a segunda vaga de três possível, caso Welligton Fagundes (PR), se eleja governador. O candidato Republicano divide o segundo nas pesquisas ao lado de Pedro Taques (PSDB), podendo ir para o segundo turno na disputa do Palácio Paiaguás.
Na camara federal, mesmo com poucos candidatos do nortão, dois nomes são dados como certos, o do ex-prefeito de Sinop Juarez Costa (MDB) e Neri Gueller (PP) de Lucas do Rio Verde, correndo por fora está o candidato do PSDB Dilmair Callegaro.
Neste cenário otimista, a região que tem o segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso, pode chegar até a cinco representantes no Congresso Nacional, resta saber se o eleitor da região entenderá a importância dessa representatividade.
Da redação Rudy Roger
