As obras de reforma do Hospital Regional de Sinop tiveram início nesta terça-feira, 17 de julho. A primeira etapa, com duração prevista de três meses, será feita no prédio que hoje abriga a antiga recepção social e o Pronto Socorro, anexo à Avenida das Itaúbas. O investimento é de R$ 6 milhões, além da aplicação de mais R$ 1 milhão na aquisição de equipamentos.
O processo para realização das obras iniciou-se em maio de 2018, a partir da visita técnica de representantes da SES/MT e do Instituto Gerir, organização social que administra o Hospital, nas áreas de reforma do HRS. Durante a vistoria foi avaliada a demanda e o plano de ação proposto pelo Gerir em conjunto com a SES.
“Nessa primeira fase, vamos trabalhar as áreas emergenciais que são a rede de esgoto, rede elétrica de alta tensão, grupo gerador, manutenção dos blocos A e B que correspondem ao antigo Pronto Socorro, recepção e salas vermelha e amarela”, explica a arquiteta do Gerir responsável pelo projeto de reforma, Fernanda Mello.
Ampliação e modernização
A área que está sendo reformada tem 1.822.24 m² e atualmente possui recepção e 25 acomodações, sendo 15 leitos. Com a reforma, essa área será ampliada para 2.035.67 m², sendo recepção e 70 lugares, e destes, 36 leitos (03 leitos no “Box Vermelho”, 10 leitos de “Sala Amarela”, 02 leitos de isolamento, 18 leitos de observação e 03 leitos de pediatria).
O arquiteto autor do projeto de reforma e responsável por acompanhar o processo de construção da obra, Luiz Kleber Araújo, afirma que desde o início da elaboração do projeto, o foco está sendo a humanização do atendimento, da admissão do paciente até sua alta.
“Todas as ações da empresa seguem as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Ministério da Saúde, e com essa primeira etapa da reforma do Hospital, o acolhimento da população será feito por uma entrada totalmente repaginada, apresentando fachada frontal moderna e comunicação visual eficiente para ajudar o usuário a se localizar melhor”, explica.
O arquiteto destaca ainda a nova recepção social, além de ter ambiente climatizado e mobiliários confortáveis, oferecerá também mais segurança, pois terá posto de vigilância contínua anexo à recepção. “Nosso objetivo é oferecer não só conforto a quem procurar o Hospital, mas elementos visuais que apresentem uma boa organização e ordenação do ambiente. Teremos as salas de classificação de risco, e novos sanitários com uma novidade: o sanitário família, justamente para oferecer acessibilidade e bem estar aos usuários”.
Humanização na emergência
Na recepção dos pacientes de urgência e emergência, a entrada que dá acesso às ambulâncias também será repaginada, e no “Box de Emergência” será instalada janela para que os pacientes possam observar o ambiente externo durante todo o processo de internação.
O teto da unidade também será totalmente reformado, assim como a parte elétrica e hidráulica. Além disso, não existia rede de esgotamento sanitário no Hospital, e agora será implantada uma estação de tratamento de esgotos própria, para que após todo o processo de tratamento, os resíduos sejam devolvidos à natureza com segurança.
A Secretaria de Saúde também designou um arquiteto e urbanista para acompanhar toda a reforma e auxiliar no que for preciso. “Vamos dar o apoio técnico da Secretaria, tanto em projetos quanto em quantificação, tudo dentro das tabelas que seguimos, como é o caso do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) e outros”, disse o arquiteto Dayvison Arruda.
Após a reforma do Hospital Regional de Sinop, será possível atender os mais de 500 mil habitantes dos 19 municípios de região do Teles Pires em ambiente mais moderno e humanizado.
Fonte assessoria