Um dia após decretar Estado de Emergência o Governador Pedro Taques (PSDB), suspende o expediente do Estado nesta segunda-feira dia 28 de maio, o motivo é a paralisação geral dos caminhoneiros, o que ocasionou o desabastecimento de combustíveis em todo Estado. O Comitê de Crise fez o anúncio neste domingo (27), entre representantes do governo, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército e representantes da sociedade civil organizada, como Federação das Indústrias e Associação dos Atacadistas para entre debater o movimento dos caminhoneiros e suas consequências.
O decreto n˚ 1.497/2018, diz ainda que a suspensão do expediente nos demais dias da semana será avaliada de acordo com a situação, porem não há garantia de que o atendimento retorne na terça-feira (29), o Gabinete de Crise se reunirá dia a dia para deliberar sobre o tema.
Os serviços que não sofrerão alteração são os de segurança pública, Saúde, Detran, Sistema Penitenciário, Secretaria de Fazenda e Procuradoria Geral do Estado. Na Educação as aulas das unidades escolares estarão suspensas nesta segunda-feira (28.05) e deverão ser repostas nos primeiros dias do recesso de julho.
O Governador Pedro Taques disse que a continuidade do expediente normal contribuiria para o agravento da situação de transtorno nos transportes e outros segmentos. São quase 100 mil servidores públicos estaduais da ativa e inativa e mais de 400 mil alunos nas unidades estaduais.
Da redação Rudy Roger