No ano de 2016, morador de Sinop procurou o Ministério Público denunciando a qualidade da água que abastece a cidade.
Declarou que, em sua residência, a água que chegava a torneira estava com mau cheiro e coloração rosa.
Durante o inquérito, órgãos de fiscalização estadual e municipal foram convocados e realizaram coletas da água que abastece a cidade em diversos bairros e as amostras foram encaminhadas para análises laboratoriais.
Segundo o relatório, “a água fornecida ao munícipe de Sinop é de boa qualidade”. A água do abastecimento da cidade de Sinop atende aos padrões microbiológicos e físico-químicos exigidos pelo Ministério da Saúde, de acordo com as exigências de potabilidade da Portaria 2.914/2011.
Após o resultado, o Inquérito Civil (SIMP 000339-005/2016) comprovou a regularidade da qualidade da água potável disponibilizada pela Águas de Sinop, promovendo o arquivo do Inquérito Civil no mês de abril. A concessionária responsável pelo serviço de abastecimento de água tratada não quis se pronunciar sobre o assunto e apenas declarou que atua com responsabilidade e dentro dos padrões exigidos, além de manter a disposição de todos, no site da empresa, o Relatório Anual de Qualidade da Água que certifica a qualidade do abastecimento por meio de análises diárias.
