A Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (ACRINORTE) e a Prefeitura de Sinop estabeleceram, nesta sexta-feira, 20, uma parceria voltada à Norte AgroShow, feira tecnológica de difusão do conhecimento, tecnologia e inovações ao campo, entre os dias 06 e 08 de junho, no município.
Os dirigentes da entidade foram recebidos pela gestora na sede do Poder Executivo para uma reunião de trabalho.
Durante a agenda, a prefeita reafirmou que, enquanto município, é dever do poder público apoiar eventos que estimulem a economia local e regional, beneficiando setores que, direta ou indiretamente, serão afetados durante os três dias da feira como bares, restaurantes, rede hoteleira e demais. Ao poder público municipal a Norte AgroShow pretende servir como um espaço frequente para atualização profissional dos técnicos que desempenham funções diversas ligadas ao campo, mediante acompanhamento de palestras que vão compor a programação.
Renata Borges, coordenadora da Norte AgroShow, lembrou que durante os dias 06 a 08 de junho Sinop receberá empresas, instituições e serviços de diferentes partes do Brasil, caracterizando a multiculturalidade do evento. “O Brasil está vindo para Sinop e de forma setorizada”, disse em uma referência aos expositores, palestrantes e demais participantes.
Com uma população superior a 135 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Sinop é a quarta economia de Mato Grosso e conta com um Produto Interno Bruto (PIB em mil reais) de R$ 4.287.335, representando 4,2% da composição total do PIB estadual. A fatia de participação do agro de Sinop no PIB municipal total é de 5%.
Para o presidente da ACRINORTE, Olvide Galina, o feedback positivo apresentado pela prefeitura local reflete o fortalecimento de vínculo com o poder público. “Com essa parceria estamos todos em prol da cidade e da região”, pontuou o dirigente.
Dono do maior rebanho bovino do país e campeão brasileiro na produção de grãos, o Estado de Mato Grosso tem a agropecuária como um dos pilares econômicos, ao lado da indústria e dos serviços. Apenas no 3º trimestre de 2017 o PIB agropecuário cresceu 49,8%, em comparação com o igual intervalo de 2016. E é neste contexto que a Norte AgroShow faz sua estréia no circuito nacional de feiras tecnológicas.
O encontro realizado com a prefeita Rosana Martinelli contou, além da participação do presidente da ACRINORTE, Olvide Galina, e da coordenadora da Norte AgroShow, Renata Borges, com a presença dos membros da direção-executiva Fernando Porcel e Jaime Demarchi, e do gerente da ACRINORTE, Olívio SempreBom.