As contas do governo referentes ao exercício de 2016 foram aprovadas, nesta terça-feira (17), pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Por unanimidade, os deputados presentes aprovaram o relatório do deputado Saturnino Masson (PSDB), relator das contas.
Com a aprovação da comissão, as contas seguem para a Mesa Diretora e devem ser colocadas em apreciação em plenário para o voto dos demais parlamentares.
Fazem parte da comissão os deputados: Dilmar Dal Bosco (DEM), Wilson Santos (PSDB), Saturnino Massom (PSDB), Zeca Viana (PDT) e Silvano Amaral (PMDB). Os dois últimos, no entanto, não estiveram presente na reunião.
Zeca Viana havia apresentado um voto separado, reprovando as contas da gestão de Pedro Taques (PSDB).
O parlamentar, que é da oposição, acompanhou um parecer do Ministério Público de Contas (MPC), que sugeriu a abertura de um processo de impeachment contra o governador por falhas nas contas
Entre as irregularidades citadas, estão os atrasos no duodécimo (valor repassado aos poderes) e ‘pedaladas fiscais’. Por causa das supostas falhas, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi criada e investiga as irregularidades.
Já o deputado Silvano Amaral havia pedido vistas das contas e tinha 48 horas para devolver o processo à comissão, porém, não o fez.
Fonte G1/MT