O governador Pedro Taques (PSDB) começou a reforma no secretariado efetivando as saídas de Wilson Santos (PSDB) e Max Russi (PSB), que retornam a Assembleia para disputar à reeleição.
As mudanças foram publicadas no Diário Oficial desta terça (3), quando ambos já devem participar da sessão noturna.
Wilson deixa a secretaria estadual de Cidades e foi substituído por Juliana Ferrari. Ela era adjunta de Administração Sistêmica na própria pasta e chegou a assumir em outras ocasiões quando, por exemplo, o tucano retornou ao Legislativo para defender interesses do governo.
Já Max sai da Casa Civil e cede o posto para Júlio Modesto, que comandava a secretaria estadual de Gestão. O adjunto de Administração da Seges Ruy Carlos Castrillon Fonseca foi efetivado como titular na pasta.
No Indea, Taques nomeou como interina Daniela Soares de Almeida Bueno. Isso porque o titular, Guilherme Nolasco, saiu para assumir a presidência do Instituto Mato-Grossense da Carne.
Ontem (2), o presidente da Agência Reguladora dos Serviços Delegados de Mato Grosso (Ager-MT), Eduardo Moura, apresentou o pedido de demissão. Membro do PSD, colocou o cargo à disposição, cumprindo determinação do partido, que optou pela independência perante o Executivo. Neste caso, caberá a Taques escolher um novo nome, que vai ser sabatinado pela Assembleia.
Outros secretários, adjuntos e presidentes de autarquias devem deixar o cargo até sábado (7). Esse é o prazo estabelecido pela legislação eleitoral para desincompatibilização dos pretensos candidatos nas eleições de outubro.
Também estão de saída os secretários Marco Marrafon (Educação), Carlos Avalone (Desenvolvimento Econômico), Suelme Evangelista (Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários) , Kleber Lima (Cultura) e Marcelo Duarte (Infraestrutura e Logística). Os presidentes do Intermat e da Empaer, Cândido Teles e Lair Motta, respectivamente, também vão pedir exoneração para participar do processo eleitoral. Entre os adjuntos, as baixas deverão ser Leonardo Oliveira (Esportes), Luiz Carlos Nigro (Turismo) e Leopoldo Mendonça (Empreendedorismo e Investimento).
Fonte Jacques Gosch