A Usina Hidrelétrica Colíder, instalada no rio Teles Pires, em Nova Canaã do Norte, começa a gerar energia com a primeira unidade em maio deste ano.
A informação foi confirmada pelo diretor-presidente da Copel, Sérgio Luiz Lamy, que esteve em visita ao município de Colíder no final do mês de janeiro.
A segunda unidade geradora de energia deve começar a operar a partir de agosto, segundo ele e a terceira e última até dezembro. “Está na fase final de montagem eletro-mecânica. Vamos completar a operação comercial de toda a usina ainda neste ano de 2018”, garantiu.
O enchimento do reservatório foi concluído. Ele foi iniciado em agosto do ano passado e terminou no dia 05 de janeiro, com autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso. O processo de formação da represa durou 143 dias e foi monitorado diariamente pelos profissionais da Copel. O reservatório da Usina Colíder ocupa uma área de 182,8 km², abrangendo áreas dos municípios de Cláudia, Colíder, Itaúba e Nova Canaã do Norte.
As obras de construção das estruturas civis do empreendimento como a casa de força, a barragem e o vertedouro já foram concluídas. Atualmente, 420 pessoas trabalham diretamente no canteiro. Lamy destacou que é a primeira hidrelétrica construída pela Copel fora do Estado do Paraná e por isso existe “um carinho bastante especial por essa hidrelétrica e pela cidade de Colíder”. Juntamente com uma comissão de diretores, ele foi recebido pelo vice-prefeito Massahiro Ono no Paço Municipal, na ausência do prefeito Noboru Ono, que se encontra em viagem ao Paraná. Lamy pontuou que a visita foi aproximar mais a direção da Copel com a atual administração do município de Colíder, incluindo prefeito e secretários, no sentido de “ampliar e consolidar essa parceria que já existe entre a prefeitura e a Copel”, enfatizou.
Ele destacou que existem projetos que são do interesse tanto da prefeitura quanto da Copel, como a manutenção da estrada de acesso à UHE Colíder. “Posso garantir que existem grandes perspectivas de construirmos parceria neste sentido para que possamos manter essa estrada sempre em condições adequadas de tráfego”, disse ele. A expectativa da Copel é que até no mês de maio, a UHE Colíder possa estar em funcionamento com sua primeira unidade geradora. Para o vice-prefeito Massahiro Ono, o presidente da Copel veio retribuir a visita feita recentemente pela administração de Colíder na sede da entidade. “Eles sabem das nossas demandas.
A construção da usina em nosso município trouxe aspectos positivos e também negativos, mas essa visita foi para ampliar os laços de amizade e entendimento”, disse Ono.