Connect with us

Hi, what are you looking for?

15/08/2022

Geral

Novas leis obrigam hospitais de MT a terem salas para partos normais e humanizados

Duas leis sancionadas pelo governador Pedro Taques (PSDB) obrigam os hospitais públicos e privados de Mato Grosso a terem salas adequadas para a realização de partos normais e humanizados e ainda permitirem a presença de doulas durante todo o parto e o período pós-parto imediato.

A lei que permite a presença de doulas é de autoria do deputado Wancley Carvalho (PV) e a que trata das salas para partos normais e humanizados, do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (PSB).

As leis foram sancionadas e publicadas na edição do Diário Oficial do Estado. Mas as unidades de saúde terão seis meses para se adequarem e disponibilizarem as salas atendendo aos critérios da nova lei. Já a outra lei, que trata das doulas, já está em vigor.

Pela nova lei, as salas para os partos normais e humanizados devem ter iluminação ambiente, caixas de som, banheira descartável, cama adequada para parto, cavalinho e tantos outros métodos não farmacológicos para alívio da dor.

“Nosso objetivo é dar tranquilidade às mulheres que desejam parir seus filhos de forma natural, em um ambiente hospitalar, propiciando comodidade e segurança para qualquer tipo de intercorrência que puder existir”, argumentou Botelho, na justificativa do projeto que tinha sido apresentado em plenário, em 2016.

Fonte – g1mt

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias Relacionadas

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação