Mato Grosso, Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020
Logo Só Informação
Informe Publicitário
PESQUISA

Pesquisa aponta que 69% querem que Maggi dispute o Paiaguás

Marcia Jordan

07/04/2014 às 08:10

Pesquisa aponta que 69% querem que Maggi dispute o Paiaguás
Senador Blairo Maggi
Senador Blairo Maggi

Nos últimos dias, no meio político, a grande questão é se o senador Blairo Maggi (PR) deve ou não se candidatar ao governo do Estado na eleição deste ano. Para 69% dos mato-grossenses entrevistados na última pesquisa Vox Populi, encomendada pelo Diário, a resposta é sim.

Conforme o levantamento, os que acham que o republicano não deve se candidatar somam 20%. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 24 de março, com mil entrevistas em todo o Estado.

Este fenômeno de “volta Maggi” é verificado nas quatro últimas pesquisas que o instituto Vox Populi fez para o Diário nos últimos 12 meses.

Em março do ano passado, 66% dos entrevistados defendiam o retorno do senador ao governo, contra 22% que não. Nas pesquisas de julho e novembro do ano passado, 65% afirmaram que Maggi deveria se candidatar novamente ao comando do Palácio Paiaguás.

Uma explicação para o fato de Blairo Maggi liderar as pesquisa de intenção de votos – 59% contra 22% do senador Pedro Taques (PDT) – e que a maior parte da população queira que ele volte a se candidatar é a excelente avaliação que as pessoas ainda fazem do seu governo, que terminou há exatos quatro anos e um mês.

Na pesquisa feita pelo Vox Populi, hoje, 78% dos eleitores de Mato Grosso aprovam a administração Blairo Maggi e 13% a desaprovam. Esta avaliação permanece praticamente inalterada nos últimos 12 meses, pois na pesquisa de março de 2013, os que aprovavam o governo Maggi somavam 82%. Em julho, esta porcentagem passou a ser de 77% e voltou a subir para 79% em novembro do ano passado.

Blairo Maggi também é o político mato-grossense que a população mais conhece. Dentre os entrevistados, 82% afirmaram que conhecem bem ou tem algumas informações sobre ele, 18% dizem que o conhece só de nome e apenas 1% afirmam que não o conhece.

Pedro Taques é conhecido por 58% dos eleitores e 12% não o conhece. Os outros possíveis candidatos ao governo são pouco conhecidos: Chico Daltro (PSD) é conhecido por 24% e 46% o desconhecem; Lúdio Cabral (PT) conhecido por 23% e desconhecido para 47%; Julier Sebastião da Silva (PMDB) é conhecido por 9% e 72% o desconhecem.

Para completar o quadro de avaliação de Blairo Maggi para o eleitorado mato-grossense, 68% possuem uma opinião positiva sobre o senador republicano. Este índice vem aumentando, pois em março de 2013, 64% dos eleitores tinham uma avaliação positiva de Maggi. Em julho, este índice subiu para 66% e terminou em novembro com 67%.

Hoje, os que têm uma opinião negativa de Blairo Maggi são apenas 7% dos eleitores e 23% o acham regular.

A possibilidade de uma pessoa votar em Blairo Maggi também foi avaliada pela pesquisa Vox Populi e 37% afirmaram ter uma grande possibilidade de votar nele. Ao somarmos os 31% que dizem ter uma possibilidade média ou razoável de votar em Maggi, pode-se afirmar que há uma possibilidade entre grande e média de 69% das pessoas o escolherem no próximo pleito.

Fonte Diário de Cuiabá