Mato Grosso, Terça-Feira, 27 de Outubro de 2020
Logo Só Informação
Informe Publicitário
SILVAL

Silval inaugura últimas obras no interior

Marcia Jordan

22/11/2014 às 09:51

Silval inaugura últimas obras no interior

silval inauguraçãoO MT Integrado, o programa de asfaltamento que irá interligar os 144 municípios mato-grossenses com pelo menos uma estrada pavimentada, lançado pelo governo do Estado de Mato Grosso em 2011, completa mais uma etapa da Rota do Araguaia com inaugurações e vistoria pela comitiva liderada pelo governador Silval Barbosa, integrada por parlamentares e secretários de Estado. Nesta sexta-feira, 21, o governador deu prosseguimento à agenda na região do médio Araguaia, iniciada na quinta-feira (20), e vistoriou as obras de pavimentação entre os municípios de Nova Nazaré – Cocalinho e inaugurou o trecho de 33 km da MT 020. 

A caravana Rota do Araguaia partiu de Água Boa com vistorias das obras de pavimentação da MT-240, entre Água Boa e Nova Nazaré e, na sequência, vistoriou as obras do trecho entre Nova Nazaré e Cocalinho, até o Rio das Mortes.

O governador Silval Barbosa destacou que o MT Integrado tem também caráter social pois, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, será um grande indutor do desenvolvimento econômico que vai gerar renda e emprego. Com isso o governo deve estar cada vez mais presente levando outros serviços para atender demandas como mais escolas, faculdades e mais segurança. “Para acabar com a desigualdade social é preciso a presença do Estado”, vaticina.

Em Nova Nazaré o governador Silval Barbosa teve a mais calorosa recepção entre todas as cidades até agora visitadas. Quando ele era vice-governador e  ocupou interinamente a chefia do executivo estadual, Silval autorizou a construção dos primeiros 10 km de pavimentação urbana da cidade que agora está sendo contemplada com o MT-Integrado. A prefeita municipal, Railda Fátima Alves, lembrou que, assim que a obra de asfaltamento terminou, o número de crianças com problema respiratório diminuiu. “Agora ele traz mais esse presente para nós”, analisa. A ex-vereadora de Água Boa, Hilda Cândida de Brito, disse que “estava sendo um privilégio ver essa obra, um sonho antigo, ser realizada”. 

Numa rápida solenidade em Nova Nazaré, o governador Silval Barbosa recebeu moções de aplausos e titulo de cidadania dos municípios de Água Boa e N. Nazaré. O vereador Ari Zandonar, de Água Boa, contou que chegou na região na década de 70 e integração com Canarana – cidade polo – era um dos maiores sonhos. “Essa integração é o legado que jamais será esquecido”, disse. O vereador Marcelo Azeredo, ao entregar a moção de aplauso, lembrou que foi no atual governo que o perímetro foi 100% regularizado.

Depois de Nova Nazaré a comitiva Rota do Araguaia rumou para Canarana onde foram inaugurados 33 quilômetros da MT 020, que vai interligar com o município de Paranatinga e terá 270 km e vai ainda encurtar a distância Cuiabá – Canarana em 200 quilômetros.  Atualmente, quem precisa se deslocar à Capital precisa ir até Barra do Garças pelas BRs-158 e 070, enquanto que pela MT-020 se desloca até Primavera do Leste, sem necessidade de percorrer o atual desvio. 

O governador faz questão de ressaltar que o programa MT Integrado, iniciado em 2011, não tinha nenhum projeto e nenhuma linha de financiamento. As obras que ainda faltam terminar já têm projeto e todas tem licenças ambientais e já foram licitadas, algumas com ordem de serviço. Os recursos estão garantidos junto ao BNDES/Banco do Brasil e todas deverão ser concluídas até 2016. Além disso, o governo já garantiu, por meio de contrato, recursos para construção de 243 pontes com verba superior a R$ 480 milhões. 

Participaram da comitiva o deputado federal e senador eleito, Wellington Fagundes, os deputados estaduais Baiano Filho e Teté Bezerra, e os secretário de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana, Cinésio de Oliveira, e adjunto de Jornalismo da Secom-MT, Aroldo Souza.

Fonte Folhamax