Mato Grosso, Quinta-Feira, 29 de Julho de 2021
Logo Só Informação
Informe Publicitário
SINOP

1º torneio de pesca com iscas artificiais de Sinop será em setembro

O objetivo é estimular o potencial turístico do município

Da Redação

21/07/2021 às 10:29

1º torneio de pesca com iscas artificiais de Sinop será em setembro
Secom

O evento, que é de realização da Prefeitura Municipal de Sinop, com coordenação e organização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foi lançado hoje (20), em coletiva de imprensa com parceiros e patrocinadores. O objetivo do 1º Torneio de Pesca com Iscas Artificias de Sinop, é estimular o potencial turístico da cidade e incentivar a prática da pesca esportiva no Rio Telles Pires.

Para o prefeito, Roberto Dorner, esse é um passo importante para desenvolver o turismo em Sinop, que necessita de atenção. “O turismo é um elemento que une ações ligadas às áreas de cultura, esporte e lazer. Por isso, é tão importante investir e incentivar esta área. Temos potencial para fazer esse torneio de pesca, temos muita vida em nossos rios e é isso que vamos fazer agora”, afirma.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, desde o início da gestão o torneio de pesca vem sendo debatido entre a secretaria e parceiros para promover o lazer, a integração dos praticantes da pesca e desenvolver a consciência da preservação. “Olhamos com carinho para o nosso rio e ouvimos o pedido do prefeito. Por isso, trabalhamos muito para que esse dia chegasse”, explica.

Klayton destaca que a data, os prêmios e o regulamento do evento foram debatidos entre os parceiros e patrocinadores. Além disso, o secretário afirma que com o torneio, questões ambientais são de extrema importância. “Com essa ação vamos ajudar a promover o combate às ações predatórias contra a ictiofauna por meio do conhecimento e prática das leis de pesca e isso, além do evento em si, carrega um valor ambiental incrível”.

O empresário Michael Paschoal Damo, proprietário de uma loja do ramo, destacou a importância da iniciativa. "Faz anos que Sinop não recebe um evento como esse. Nós lojistas do ramo, estamos muito animados com esse torneio, e pra população vai ser muito interessante. Sinop tem potencial pra ser referência na pesca esportiva. Só faltava esse incentivo", pontuou.

O 1º Torneio de Pesca com Iscas Artificiais ocorrerá no Rio Teles Pires, ao lado da ponte da Rodovia MT-220, nos dias 04 e 05 de setembro de 2021.  No dia 4 haverá o treino livre e a ação da Secretaria de Meio Ambiente com a limpeza do rio, já no dia 5 a prova, que será de pesca embarcada e vai utilizar o sistema “pesque e solte”. As inscrições começam na próxima segunda-feira (26) e vão até 20 de agosto ou até atingir o limite de 120 inscrições. São 70 vagas para equipes de barco a motor e 50 vagas para caiaque.  

Pescadores esportivos de Sinop e todo o estado podem participar em duas categorias: 1º Barcos a motor e 2º Caiaques. As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fica na avenida das itaúbas, 3257, centro, ou pelo site da prefeitura de Sinop. O valor da inscrição é de R$100 por equipe de barco e R$50 reais por equipe de caiaque.

A premiação para as equipes vencedoras será da seguinte maneira: na categoria barco a motor a equipe receberá o troféu, medalha e Kit de pesca. Já na categoria caiaque o prêmio será troféu, medalha e 1 barraca automática. Entre os participantes do evento, serão sorteados 01 barco, 01 motor, 02 caiaques, 01 Vara Marine Sports Venator, 01 Carretilha Marine Sports Titan, 01 caixa térmica Coleman.

O último torneio de pesca realizado em Sinop, pela prefeitura, foi em 2006, há 14 anos.