Mato Grosso, Segunda-Feira, 6 de Julho de 2020
Logo Só Informação
Informe Publicitário
EXPECTATIVA

Empresário de Sinop volta a ficar confiante, mesmo com Covid-19

43% acreditam que mesmo com a pandemia a economia vai melhorar

Da Redação

26/06/2020 às 11:08

Empresário de Sinop volta a ficar confiante, mesmo com Covid-19
reprodução

A pesquisa dos indicadores econômicos de Sinop realizada pelo CISE - CENTRO DE INFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS da UNEMAT, a pedido da CDL Sinop, apontou que a confiança do empresário de Sinop melhorou muito com relação ao mês passado (maio), mesmo em plena Pandemia do Coronavirus.


O levantamento de informações para o ICE ocorreu entre os dias 01 e 15 do mês de junho de 2020, tendo como referência os últimos 30 dias de atividade econômica com a amostra de 120 empresas. O Índice de Confiança Empresarial (ICE) apresentou uma recuperação e voltou ao patamar próximo ao período pré-pandemia. O ICE avançou 45,3% em relação ao mês de maio. Esse resultado indica uma condição de melhora em quase todos os indicadores econômicos devido a flexibilização das medidas restritivas de combate ao coronavirus. Quando comparado ao mesmo período do ano anterior o resultado apresenta ainda uma piora no indicador de -6,03%. A avaliação da situação atual (IAE) apresentou uma forte melhora no indicador geral (33,3%). O destaque no levantamento foi a melhora em praticamente todos os indicadores. O indicador de avaliação da expectativa futura (IEE) apresentou uma melhora em relação ao período anterior (57,6%). O destaque no levantamento foi a recuperação no indicador “investimentos” .

 

CONSUMIDOR TAMBÉM ESTA MAIS OTIMISTA
Índices do Consumidor – Confiança (ICC) e Consumo (IIC)
Em junho, o ICC apresentou aumento em relação ao mês anterior. O indicador mensal passou de 70,17 para 75,96 indicando um aumento na confiança em 8,25% em relação ao mês anterior. Considerando os indicadores que compõe o ICC, pode-se notar que a maioria dos indicadores tiveram leves alterações bruscas. O indicador de situação financeiro apresentou uma melhora mais acentuada em relação ao mês anterior. E o IIC apresentou um aumento de 17,2%, em relação ao mês anterior passando de 68,69 pontos para 80,50. Dos indicadores que compõem o IIC, o indicador de consumo de vestuário apresentou a maior recuperação entre os segmentos acompanhados.

 

Termômetros sociais
O Índice de Medo do Desemprego (IMD Sinop), que mede a sensação da população em relação ao risco de ficar desempregado no futuro próximo. teve uma leve redução no mês de junho, passando de 126,87 pontos para 121,65, uma queda de -4,1%. O Índice de Satisfação com a Vida (ISV Sinop), que avalia o nível de felicidade da população em relação à atual situação e às perspectivas futuras, apresentou uma leve recuperação de de 5,9%, passando de 88,2,83 para 93,4.