Mato Grosso, Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020
Logo Só Informação
Informe Publicitário
SPERLOTAÇÃO

100% dos leitos de UTI de Sinop e Sorriso estão ocupados; pacientes terão que ser transferidos

SES confirmou que todos os leitos das duas cidades estão lotados

Da Redação

03/06/2020 às 21:29

100% dos leitos de UTI de Sinop e Sorriso estão ocupados; pacientes terão que ser transferidos
reprodução

Os municípios de Sinop e Sorriso (500 km e 420 km ao norte de Cuiabá, respectivamente), estão com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Secretário de Saúde de Sorriso, Luiz Fábio Marchioro afirmou, nesta quarta-feira (03), que pacientes com covid-19 ou qualquer outro problema grave de saúde que necessitem de UTI terão que ser transferidos para a Capital. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde, que informou que o Estado está providenciando a ampliação de leitos de UTI na região.

O secretário ressaltou, inclusive, que há um paciente em Sorriso que sofreu diversas queimaduras durante um incêndio em uma residência, que precisa de UTI, mas o município não consegue vaga.

Marchioro enfatiza que três pacientes com covid-19 de Sorriso estão em leitos de UTI, mas há pacientes de vários outros municípios. “No Hospital Regional de Sorriso tem um senhor com covid, internado há quase um mês na UTI”, revela o secretário.

O secretário voltou a cobrar responsabilidade da população. “Tem bastante gente na rua sem máscara. Usem, não porque é obrigatório, mas sim porque lhe protege e protege quem está conversando com você”.

Sorriso, que teve o primeiro caso de covid-19 confirmado no dia 1º de maio, já contabiliza 143 casos confirmados, sendo que destes a secretaria de Estado de Saúde só reconhece 106. Os outros 37 foram confirmados pelo município por testes rápidos. O município tem ainda 183 casos suspeitos, que aguardam resultado de exames. Sorriso não registrou nenhum óbito até o momento.

Já em Sinop, são 61 casos confirmados para o novo coronavírus. Há quatro pacientes internados (dois em enfermaria privada e dois em UTI do Hospital Regional de Sinop). A cidade já contabiliza três óbitos.

MATO GROSSO

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (02), 2.636 casos confirmados da covid-19 em Mato Grosso. São 67 óbitos em decorrência do coronavírus. Hoje há 86 pacientes internados em leitos de UTI, com taxa de ocupação de 30%. Há mais 101 pacientes em leitos de enfermaria.

Veja a nota da SES na íntegra

“A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclarece que os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos Hospitais Regionais de Sorriso e Sinop estão ocupados no momento. As respectivas unidades passam por obras de readequação estrutural, que preveem ampliação da capacidade de atendimento de pacientes. A SES ainda estuda a viabilidade de novos leitos exclusivos para Covid-19 na unidade hospitalar de Sinop. 

Contudo, a SES enfatiza que há outras unidades de saúde da Rede SUS com a disponibilidade de leitos exclusivos para pacientes com coronavírus ou referenciados para outras especialidades”.