Mato Grosso, Quarta-Feira, 3 de Junho de 2020
Logo Só Informação
Informe Publicitário
NEPOTISMO

TCE determina que Prefeita de Sinop exonere o Controlador Geral, que é seu sobrinho

Para o TCE, a nomeação de Rodrigo Martinelli se caracteriza nepotismo

Da Redação

20/05/2020 às 08:41

TCE determina que Prefeita de Sinop exonere o Controlador Geral, que é seu sobrinho

Em julgamento as contas da prefeitura de Sinop referente ao ano de 2018, nesta terça-feira (19), o Conselheiro do tribunal de Contas de MT Moisés Maciel, determinou que a prefeita de Sinop Rosana Martinelli, exonere o Controlador Geral da prefeitura, Rodrigo de Souza Martinelli, sobrinho da gestora. 

Para o TCE, a nomeaççao de Rodrigo Martinelli, se caracteriza nepotismo, e o cargo para qual ele foi nomeado não é de característica político e sim técnico profissional e não se enquadra por tanto nas determinações do STF. A prefeita tem o prazo de 10 dias para demitir o Controlador.

Outro caso de nepostismo na gestão da Prefeita Rosana pode estar na Agência Reguladora de Sinop (AGER), o diretor da agência reguladora é presidida pelo irmão da prefeita, Jaime Dallastra, nomeado pela prefeita no mês de junho de 2018, o mesmo ocupava o cargo de Secretário de Governo.

As denúncias de nepotismo na gestão de Martinelli levaram a Câmara Municipal de Sinop, criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), sobre o tema, é conhecida como a CPI do Nepostimo, os fatos estão sendo apurados, e a Gestora de Sinop deve ser chamada para depor no comissão nos próximos dias, segundo nos informou uma fonte.

O cumprimento da decisão deve ser acompanhado pela Secretaria de Controle Externo de Atos de Pessoal da Corte de Contas.

 

O QUE É NEPOTISMO?

 

Nepotismo é a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança.