Mato Grosso, Quarta-Feira, 1 de Abril de 2020
Logo Só Informação
Informe Publicitário
COOPERATIVISMO

Com projeto do Sicredi, primeira cooperativa escolar é fundada em Mato Grosso

A cooperativa foi fundada em Lucas com a participação de 21 alunos

Da Redação

25/11/2019 às 19:41

Com projeto do Sicredi, primeira cooperativa escolar é fundada em Mato Grosso
reprodução

Desenvolver a autonomia, a liderança e o empreendedorismo. Estes são alguns dos objetivos do projeto de Cooperativas Escolares, desenvolvido pelo Sicredi já alguns anos no Sul do país e que acaba de ser implantado também em Mato Grosso. Por meio de uma parceria entre a Sicredi Ouro Verde MT, instituição financeira cooperativa presente em 14 municípios de Mato Grosso, e a prefeitura de Lucas do Rio Verde, foi criada a primeira cooperativa escolar do município, que também é pioneira no estado.

A Coopereça foi fundada no último dia 16, por 21 alunos do 7º e 8º anos da Escolacom a Municipal Eça de Queirós. O processo de implantação começou em setembro deste ano, com oficinas de cooperativismo e cursos que envolveram pais, professores e alunos. Nestes dois meses, os alunos conduziram todos os trâmites para a realização da primeira assembleia e criação do Estatuto e da logomarca da cooperativa. As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades sociais e culturais em benefício dos associados por meio de uma proposta pedagógica que incentive a prática da cooperação.

Conforme explica o consultor em cooperativismo, Everaldo Marini, que acompanha o projeto, os estudantes participantes do projeto têm a oportunidade de desenvolver competências fundamentadas na Liderança, Educação Financeira, Empreendedorismo Social, Inclusão Social, competências estas que atendem aos pilares da Unesco para a Educação no Século XXI: Aprender a Ser, Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver.

O presidente da Sicredi Ouro Verde MT, Eledir Techio, reforça que o projeto é também uma oportunidade de os alunos desenvolverem, na prática, alguns dos princípios trabalhados com o programa A União Faz a Vida, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, que já completa 14 anos em Mato Grosso. “É um laboratório pra que estes jovens exercitem os princípios do cooperativismo, e com isso também desenvolvermos lideranças e despertamos para o empreendedorismo”, destaca.

Para a secretária de Educação de Lucas do Rio Verde, Cleusa Marchezan de Marco, o projeto das cooperativas escolares reforça os princípios e as habilidades que a educação municipal busca desenvolver junto aos seus alunos. “O currículo traz a questão da cidadania, democracia, participação coletiva, do empreendedorismo, a questão da cooperação, e este programa, que nós agradecemos o Sicredi pela parceria, traz tudo isso e possibilita o desenvolvimento de todos esses princípios nos nossos educandos. Aqui nós estamos vendo uma aula de protagonismo das crianças, que emociona, porque é isso que nós queremos dos nossos alunos, que eles sejam protagonistas, que liderem e que eles tragam as suas opiniões, seus valores, e o nosso sonho ainda maior é na construção de lideranças comunitárias”, assinala.