A Polícia Federal, em ação conjunta com órgãos de fiscalização de segurança pública, realizou, durante três dias, trabalhos de repressão a crimes ambientais e à ordem econômica na Terra Indígena Sararé, no Oeste de Mato Grosso.
A ação visou combater a extração ilegal de ouro e a desintrusão de áreas atingidas pelos garimpeiros, além de inutilizar instrumentos e maquinários empregados na atividade de garimpagem ilegal.
Durante as ações de repressão, foram inutilizados pelo Ibama sete escavadeiras hidráulicas, um trator, um caminhão e diversos motores estacionários e geradores de energia.
Além da inutilização de instrumentos do crime, foram ainda apreendidas armas de fogo e munições de diversos calibres.
A operação deriva de solicitação encaminhada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), informando o agravamento da situação nos garimpos da TI Sararé.
Milhares de garimpeiros estariam usurpando matéria-prima da União por meio da extração ilegal de ouro, sendo ainda registrados outros crimes na região.
Caberá à Polícia Federal identificar os proprietários dos maquinários, visando esclarecer a participação nos crimes reprimidos.
Os suspeitos poderão responder na esfera penal e administrativa pelos atos praticados.
Diário de Cuiabá