As eleições de 2018 reservou um tsunami no cenário eleitoral do Brasil, Mato Grosso e porque não dizer de Sinop. Candidatos antes soberanos tiveram derrotas jamais imagináveis, outros por sua vez saem vencedores mesmo não obtendo êxito com a conquista da cadeira a qual disputava.
Um exemplo claro disso é o vereador Ícaro Severo (PSDB) que foi o candidato a Deputado Estadual mais votado em Sinop com 7.018 votos, em segundo lugar o Delegado Dr. Sérgio Ribeiro (PPS) somou 5.950 votos. Nomes consagrados na política como Dilmar Dal’Bosco (DEM) teve 5.600 votos, Silvano Amaral (MDB)5.417 votos, Professor Hedvaldo Costa (PR) o quinto mais votado em Sinop com 5.079 votos.
Os números para Deputados estaduais mostram que Ícaro Severo (PSDB), Dr. Sérgio Ribeiro (PPS) e Professor Hedvaldo Costa (PR) saem maiores neste pleito do que quando entraram. Mesmo não se elegendo fizeram campanha com pouco dinheiro, na base do convencimento, o que trouxe um sentimento para sua equipe de dever cumprido.
Por outro lado Silvano Amaral (MDB), Adenilson Rocha (PSDB) e Professora Branca (PR) sofreram o baque de não estarem entre os mais votados, e consequentemente saem menores do que entraram no pleito, analistas arriscam a dizer que Silvano foi o segundo maior derrotado nas eleições de Sinop em 2018. Segundo porque Nilson Leitão (PSDB) foi com certeza a maior derrota política da Capital do Nortão.
O Tucano perdeu nas urnas dentro de sua cidade para a ex-juiza Selma Arruda (PSL), a candidata de Jair Bolsonaro ao Senado somou em Sinop 30.502 votos, enquanto Nilson Leitão apenas 26.357 votos, menos do que Leitão teve por exemplo quando candidato a Deputado Federal em 2014 que ultrapassou na ocasião a marca dos 33 mil votos em sua cidade.
Dilmair Callegaro (PSDB), foi o segundo mais votado de Sinop para Deputado Federal com 8.629 votos, é um número expressivo se levar em consideração a chapa que não favoreceu o candidato tucano, porem Ícaro ainda com os mesmo problemas e muito maior disputa para estadual conseguiu sair mais fortalecido do pleito.
Dilmar Dal’Bosco (DEM) e Juarez Costa (MDB) que teve 21.438 votos, mesmo não obtendo o resultado que esperavam nas urnas tanto em Sinop como no Estado, tem seus números maquiados pela vitória eleitoral, já que Dilmar foi o único Deputado Estadual eleito por Sinop e Juarez Costa a Deputado Federal.
Da redação Rudy Roger
