A Secretaria Municipal de Saúde confirmou 12 mortes por Covid-19 até a tarde desta segunda-feira (15/06), só hoje 4 pessoas morreram da doença no Hospital Regional.
O número de casos da doença confirmado é de 164 com 12 óbitos, com isso Sinop tem a maior taxa de mortalidade por pessoas infectadas das grandes cidades de Mato Grosso. Cuiabá tem 1857 casos da doença para 60 mortes com 3,3% de taxa de mortalidade, Várzea Grande vem em segundo lugar com 44 mortes para 557 casos e 7,9 % de mortalidade, Rondonópolis tem 2,3 de taxa de mortes com 509 caos da doença para 12 óbitos e Sorriso com 1,5% de mortes com 213 casos para 3 mortes.
A taxa de mortalidade em Sinop pode passar os 10%, uma vez que 5 pessoas que morreram com suspeita de Coronavírus ainda não tiverem seus exames confirmados, neste caso o número de mortes pode subir para 17 chegando a quase 11% a taxa de mortalidade.
A Secretaria Estadual de Saúde já classificou Sinop com risco muito alto de disseminação do novo coronavírus e orienta que a Prefeitura decrete lockdown, uma vez que a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva é superior a 80% e o número de novos casos em uma semana tem passado dos 50%.
Hoje os óbitos foram de três senhores 74, 59 e 60 anos, e uma senhora de 60 anos.
Em Mato Grosso:
Nas últimas 24 horas, surgiram 286 novas confirmações em Alta Floresta (4), Alto Araguaia (1), Araputanga (1), Aripuanã (4), Barra do Garças (6), Cáceres (2), Campo Novo do Parecis (2), Campos de Júlio (14), Canabrava do Norte (3), Canarana (2), Chapada dos Guimarães (1), Colíder (7), Comodoro (7), Confresa (32), Cuiabá (34), Gaúcha do Norte (1), General Carneiro (1), Jaciara (1), Juína (1), Lambari D’Oeste (1), Lucas do Rio Verde (4), Mirassol D’Oeste (1), Nobres (2), Nossa Senhora do Livramento (8), Nova Brasilândia (1), Nova Lacerda (1), Nova Maringá (1), Nova Ubiratã (4), Novo Mundo (1), Paranatinga (4), Peixoto de Azevedo (13), Pontes e Lacerda (24), Porto dos Gaúchos (1), Porto Esperidião (2), Poxoréu (2), Primavera do Leste (20), Rondonópolis (15), Santa Carmem (2), Santo Antônio de Leverger (1), São Félix do Araguaia (1), São José do Rio Claro (2), São Pedro da Cipa (1), Sinop (1), Sorriso (1), Tangará da Serra (18), Tapurah (1), Vale de São Domingos (4), Várzea Grande (16), Vila Bela da Santíssima Trindade (1), Vila Rica (7) e municípios de outros Estados (1).
A todo são 6.390 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 3.485 estão em isolamento domiciliar e 2.386 estão recuperados. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 177 internações em UTI e 190 em enfermaria. Isto é, a taxa de ocupação está em 75,9% para UTIs e em 23,3% para enfermarias.
Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 50,1% dos diagnosticados são do sexo feminino e 49,9% masculino; além disso, 1.764 pacientes têm faixa-etária entre 31 a 40 anos. O documento ainda aponta que um total de 12.059 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 1.033 amostras em análise laboratorial.
Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios.
